Futebol Internacional

Cinco curiosidades que você talvez não saiba sobre Xabi Alonso

Foto: divulgação

Jogador espanhol que fez brilhante carreira atuando por Real Sociedad, Real Madrid, Liverpool e Bayern de Munique, além claro da seleção da Espanha. Xabi Alonso atualmente é treinador da equipe onde iniciou a carreira como jogador e estreará na La Liga.

Confira cinco curiosidades sobre o ex-jogador e agora treinador

1 – Nascido em Tolosa, no País Basco, na costa norte da Espanha, Xabi Alonso vem de uma família de futebolistas. Seu pai, Periko Alonso, fez parte da icônica equipe do Real Sociedad, que conquistou dois títulos de LaLiga Santander na década de 1980. Seus irmãos também estão imersos no esporte. Mikel Alonso jogou muitos anos em LaLiga como meio-campista, para o CD Tenerife e também na Real Sociedad, entre outros. Seu irmão mais novo, Jon Alonso, por sua vez, é árbitro!
E, acredite ou não, ele morou na mesma rua que o meio-campista e hoje também treinador Mikel Arteta quando criança!

2. – Xabi estreou em La Liga aos 18 anos, pelo time do coração: a Real Sociedad. Ele jogou 114 partidas pelo clube, marcando nove gols, durante os quais rapidamente se estabeleceu como um dos mais brilhantes jovens talentos do futebol mundial. Ele também foi um jogador-chave na histórica temporada de 2002/03 do clube, na qual La Real perdeu o título de LaLiga Santander por apenas dois pontos, na última rodada.

3 – Depois de uma passagem com muitos troféus na Inglaterra pelo Liverpool, Xabi voltou à La Liga em 2009, pelo Real Madrid. Mais uma vez, ele entraria para a história do clube, fazendo 159 partidas e marcando quatro gols em cinco temporadas. Em 2012, ele ganhou o troféu que tanto esperava, o título de La Liga Santander, em uma temporada de muitos recordes para o clube merengue.

4 – Após a aposentadoria, Xabi voltou às suas raízes. Tendo sido criado na academia de juniores da Real Sociedad, ele aceitou o cargo de treinador da prestigiosa equipe reserva do clube: Real Sociedad B, também conhecida como Sanse. Assumindo o comando da equipe na terceira divisão da Espanha, ele levou apenas duas temporadas para levar time à LaLiga SmartBank – onde eles jogarão na temporada 2021/22.

5 – Fora do futebol, Xabi passa seu tempo livre pescando e curtindo a música do cantor e compositor de rock espanhol Quique Gonzalez.

+Solskjaer e Manchester United acertam renovação de contrato até 2024

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo