Futebol

Os cinco maiores brasileiros da história da Bundesliga

País já teve grandes nomes no futebol alemão (Créditos: Montagem/Jonatas Pacheco)
País já teve grandes nomes no futebol alemão (Créditos: Arte/Jonatas Pacheco)

A atual temporada da Bundesliga retorna neste sábado (16 de maio) após dois meses de paralisação, por conta da pandemia do coronavírus. E como já é de costume, o Brasil marca presença na competição.

Nesta edição, são dez representantes brasileiros no Campeonato Alemão. Uns são mais conhecidos dos torcedores, como Philippe Coutinho, Paulinho e Wendell. Outros nem tanto, como são os casos de Lucas Ribeiro e Paulo Otávio.

E desde que o Campeonato Alemão se transformou em Bundesliga, em 1963, o nosso país tem sido um grande celeiro para a competição. Diversos jogadores já gravaram seus nomes na história.

O Esporte News Mundo traz uma lista com os cinco maiores jogadores brasileiros que disputaram a Bundesliga. A tarefa não foi simples, e muitos nomes importantes ficaram de fora.

Como o ex-meia Tita, por exemplo. Campeão por Flamengo, Grêmio e Vasco, ele foi um dos primeiros brasileiros a jogar no Campeonato Alemão, quando foi para o Bayer Leverkusen, em 1987.

Tetracampeão do mundo com a Seleção Brasileira, Jorginho também tem história na Alemanha. O ex-lateral chegou ao Bayer Leverkusen em 1989 e deixou a equipe em 1992, quando foi para o Bayern de Munique, onde conquistou um título alemão.

Jorginho não foi o único brasileiro que atuou com as camisas do Bayer Leverkusen e do Bayern de Munique. Paulo Sérgio, Lúcio e Zé Roberto são outros nomes que jogaram pelas duas equipes e fizeram muito sucesso sendo campeões pelos bávaros.

O ex-zagueiro Juan também defendeu as cores do Bayer Leverkusen, inclusive sendo selecionado para a equipe do século, ao lado de Jorginho, Lúcio, Zé Roberto e do ex-volante Emerson.

E como deixar Naldo de fora? De 2005 a 2019, o zagueiro jogou por Werder Bremen, Wolfsburg e Schalke 04, somando 358 partidas no total, sendo o segundo estrangeiro com mais jogos na história da Bundesliga e o brasileiro que mais esteve em campo no Campeonato Alemão.

O brasileiro com mais títulos da Bundesliga também merece ser citado. Rafinha chegou na Alemanha em 2005 para atuar pelo Schalke 04, onde ficou até 2010. Mas foi pelo Bayern de Munique que o lateral colocou seu nome na história. Foram sete títulos consecutivos de 2012 a 2019, no período de maior hegemonia da equipe da Baviera.

Há muitos outros nomes que poderiam fazer parte de uma lista maior. Marcelo Bordon, Diego Ribas, Luiz Gustavo, Dante, Marcelinho Paraíba, Josué e Ewerthon são alguns exemplos. Mas como é um Top 5, vamos lá.

5 – Amoroso

(Créditos: Divulgação/Bundesliga)

Amoroso não está entre os brasileiros com mais partidas disputadas ou mais gols anotados na história da Bundesliga, mas a importância do ex-atacante para o Borussia Dortmund vai além dessas estatísticas. Na temporada 2001/2002, estreando na Alemanha, ele foi “o cara” do título dos aurinegros.

A última conquista da equipe tinha sido em 1995/1996, e nesse intervalo, o Bayern de Munique ganhou quatro vezes a competição. Foi aí que Amoroso chegou. Logo na primeira temporada, o brasileiro foi artilheiro da Bundesliga com 18 gols e o principal jogador na campanha história do clube, que culminou com o troféu, conquistado na última rodada.

4 – Ailton

(Créditos: Divulgação/Werder Bremen)

Aílton disputou a Bundesliga por quatro equipes diferentes: Werder Bremen, Schalke 04, Hamburgo e Duisburg. E foi pelo Werder Bremen, na temporada 2003/2004, que o brasileiro colocou seu nome no Campeonato Alemão. Com 28 gols marcados, o ex-atacante foi artilheiro e ajudou a equipe a conquistar o quarto, e último, título da história. Além disso, foi eleito o melhor jogador do campeonato, se tornando o primeiro estrangeiro a conseguir tal feito.

Aílton disputou 219 partidas e marcou 106 gols na Bundesliga. Ele é o segundo brasileiro, além de ser o quinto estrangeiro, que mais balançou as redes na história da competição.

3 – Grafite

(Créditos: Divulgação/Wolfsburg)

Grafite chegou ao Wolfsburg no meio da temporada 2007/2008 e marcou 11 gols em 24 partidas. Uma pequena demonstração do que viria em sequência. Ao lado de Edin Dzeko, o brasileiro formou uma das melhores duplas de ataque da história da Bundesliga.

Na temporada 2008/2009, a dupla balançou as redes adversárias 54 vezes e ajudou o Wolfsburg a conquistar o único título de sua história. Grafite foi responsável por 28 gols, um deles uma verdadeira obra de arte contra o Bayern de Munique, sendo artilheiro e melhor jogador da competição.

2 – Dedê

(Créditos: Reprodução/Instagram @bvb09)

Leonardo de Deus Santos, ou simplesmente Dedê, talvez seja o maior estrangeiro da história do Borussia Dortmund. O brasileiro chegou à equipe em 1998 e ficou até 2011, somando 322 partidas na Bundesliga. Ele é o 10º jogador não alemão com mais jogos na competição, sendo o único do Top 10 a vestir apenas uma camisa.

Dedê foi campeão alemão em 2001/2002 e passou pelo período mais complicado da história do Borussia Dortmund poucos anos depois, quando a equipe chegou à beira da falência. O ex-lateral decidiu permanecer no time, ajudou na reconstrução e foi um dos nomes mais experientes do elenco campeão da Bundesliga 2010/2011. Treinado por Jürgen Klopp, aquele elenco contou com diversos jovens que ainda brilham no futebol europeu, como Robert Lewandowski, Mats Hümmels e Mario Götze. Ao fim da temporada, o brasileiro deixou o clube alemão, se despedindo da melhor forma possível.

1 – Elber

(Créditos: Divulgação/Bayern de Munique)

Élber talvez seja a única unanimidade em qualquer lista de brasileiros que atuaram na Bundesliga. Ele sempre estará na primeira colocação. A história do ex-atacante na Alemanha começa em 1994, quando ele foi contratado pelo Stuttgart. Mas foi com a camisa do Bayern de Munique que o nome de Élber ficou marcado para sempre no país.

Contratado em 1997 pelo Bayern, Élber disputou sete temporadas pela equipe e conquistou quatro títulos da Bundesliga. No título de 2002/2003, o brasileiro foi artilheiro ao lado do dinamarquês Thomas Christiansen com 21 gols, e fez parte do time ideal do campeonato, feito repetido em outras duas oportunidades.

Élber disputou 260 partidas de Bundesliga e anotou 133 gols. Ele é o brasileiro que mais balançou as redes na história do Campeonato Alemão. Entre os estrangeiros, fica atrás apenas de Robert Lewandowski e Claudio Pizarro. Tantos títulos e gols com a camisa do Bayern de Munique fizeram com o que o ex-atacante se tornasse um dos embaixadores da equipe.

Concorda com a lista? Tem outra opinião? Deixe seu comentário.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo