Basquete

Quem são os cinco maiores jogadores europeus da história da NBA?

Facebook/Dallas Mavericks

A NBA vivencia uma “invasão europeia” de novos jogadores nos últimos cinco anos. Com estilo mais técnico, vários atletas do velho continente passaram a se destacar na liga norte-americana, e alguns até se tornaram protagonistas de suas equipes, como Giannis Antetoumkumpo, no Milwaukee Bucks, e Luka Doncic, no Dallas Mavericks. No entanto, os astros europeus do passado foram os responsáveis por abrir o caminho para os atletas que fazem sucesso na liga nos dias de hoje. O Esporte News Mundo te ajuda, então, a lembrar quem foram os cinco maiores jogadores europeus da história da NBA.

5º) ARVYDAS SABONIS

O lituano foi peça importante da equipe dos Trail Blazers que chegou na final da conferência oeste de 2000.
Créditos: Reprodução

No quinto lugar da lista, quem aparece é Arvydas Sabonis. O pivô lituano de 2,21m também foi um dos pioneiros da “invasão europeia” na liga norte-americana. Versátil e ótimo arremessador de longa distância, Sabonis foi um dos pilares da equipe do Portland Trail Blazers no final dos anos 90, sendo comparado ao craque do Boston Celtics, Larry Bird. Apesar da altura, o pivô era extremamente habilidoso e tinha um ótimo passe. Sabonis atuou por sete temporadas pelos Trail Blazers, com média de 12 pontos por jogo. O ex-jogador também é pai de Domantas Sabonis, do Indiana Pacers.

4º) DRAZEN PETROVIC

Após sucesso na europa, Drazen Petrovic brilhou com a camisa do New Jersey Nets.
Crédito:Reprodução

Quem ocupa o quarto lugar é o ala-armador croata, Drazen Petrovic. Após sucesso na europa nos anos 80, o jogador queria alçar voos mais altos e foi atuar pelo Portland Trail Blazers, na maior liga de basquete do mundo.  O ala-armador, no entanto, só estourou mesmo após a transferência para o New Jersey Nets. Na temporada 1992/93, o croata teve média de 22.3 pontos por jogo. Infelizmente, a carreira e a vida de Petrovic terminariam de forma abrupta. Em junho de 1993, o jogador morreu em um acidente de carro, quando estava no auge. O New Jersey Nets aposentou a camisa número 3 em homenagem ao atleta. Até hoje, os fãs do croata lamentam a sua morte precoce e imaginam o quão grande Petrovic poderia ter sido na NBA. Ao lado de Vlade Divac, ele é considerado um dos jogadores da vanguarda europeia, responsável por promover a migração em massa de atletas do velho continente para a NBA.

AMIZADE COM DIVAC

Petrovic e Divac foram amigos e companheiros de seleção iugoslava por muitos anos. A relação amistosa, contudo, terminou devido a um incidente ocorrido em 1990. Durante a comemoração do título mundial da seleção iugoslava, Divac, que é sérvio, tomou a bandeira da Croácia de um torcedor que havia invadido a quadra para comemorar a conquista. O croata Petrovic ficou ressentido com o amigo pela atitude, e os dois não conseguiram se reconciliar antes da morte de Petrovic, em 1993.

3º) VLADE DIVAC

O pivô sérvio, Vlade Divac, era um dos pilares da equipe do Sacramento Kings, no inicio dos anos 2000. Crédito: Reprodução

O sérvio de 2,16m chega em terceiro lugar na nossa lista. Divac fez parte da geração europeia dos anos 90 que abriu o caminho para os astros europeus dos dias de hoje. O pivô era extremamente técnico e tinha ótimo controle de bola para um jogador de sua altura. Com ótimo passe e visão de quadra, Divac atuou pelo Los Angeles Lakers, Charlotte Hornets e Sacramento Kings. Ele nunca conquistou o título da NBA, porém bateu na trave duas vezes, ao perder para os Bulls, de Michael Jordan, nas finais de 1991, e para os Lakers, de Kobe e Shaq, na controvérsia final da conferência oeste de 2002. O pivô teve sua camisa número 21 aposentada pelos Kings, além de ter sido selecionado para o jogo das estrelas de 2001. Na sua passagem pela NBA, Divac teve média de 11.8 pontos e 7.5 rebotes por jogo, em 1.134 partidas disputadas.

2º) TONY PARKER

Tony Parker comemora o título dos Spurs nas finais de 2005.
Crédito:Facebook/San Antonio Spurs

Não tinha como deixar o pequeno mago francês de fora. Em segundo lugar da nossa lista, Parker conquistou quatro anéis de campeão pelo San Antonio Spurs, em 2003, 2005, 2007 e 2014, e um MVP das Finais, em 2007. O ex-jogador foi um dos titulares absolutos da maior dinastia da NBA nos anos 2000. O francês parou de jogar, em 2019. Com seis seleções para o jogo das estrelas, Parker teve sua camisa número 9 aposentada pelos Spurs, equipe onde construiu seu legado. Na carreira, o francês teve média de 15.5 pontos e 5.6 assistências por jogo, em 1.254 partidas disputadas.

) DIRK NOWITZKI

Nowitzki é marcado por LeBron James, nas finais da NBA de 2011.
Crédito:Facebook/Dallas Mavericks

O número um não poderia ser outro: Dirk Nowitzki. Durante 20 temporadas, o alemão vestiu a camisa 41 do Dallas Mavericks. No período com a franquia texana, Dirk conquistou um MVP, em 2007, e o título da NBA, em 2011, ao superar o Miami Heat, de LeBron James e Dwayne Wade. Além do incrível feito de conquistar um troféu para a cidade de Dallas, Nowitzki ainda foi selecionado para o jogo das estrelas 14 vezes e terminou a carreira como o sexto maior cestinha da história da liga, com 31.560 pontos marcados.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo