Futebol Internacional

Clássicos entre os postulantes ao título esquenta rodada da La Liga

Messi e Suarez
Foto: divulgação La Liga

Os quatros times que disputam o título da La Liga se enfrentam neste fim de semana em confrontos válidos pela 35ª rodada do campeonato espanhol. Enquanto o Barcelona recebe o Atlético de Madrid, no sábado (08), às 11h15 (Brasília), o Sevilla visita o Real no domingo (09), às 16h (de Brasília).

                 

O encontro entre o clube da Catalunha e a equipe comandada por Diego Simeone no Camp Nou é massivo, já que apenas dois pontos separam os comandados do argentina dos homens de Ronald Koeman. É verdade que os Colchoneros derrotaram o Barcelona no primeiro turno, vencendo por 1-0 no Wanda Metropolitano, mas muita coisa mudou desde então. A forma do Barcelona melhorou na segunda metade da temporada, enquanto os resultados do Atlético não foram tão impressionantes. Apesar disso, ambos conquistaram vitórias em viagens para a Comunidade Valenciana no último fim de semana, com o Atleti vencendo o Elche por 1-0 e o Barça derrotando o Valência por 3-2.

Por outro lado, são boas notícias para ambas as equipas no que se refere a lesões e suspensões, uma vez que não há jogadores ‘banidos’ para este encontro e com a dupla tendo seus planteis quase totalmente saudáveis. O Barcelona ainda vai sentir falta dos lesionados Philippe Coutinho e Ansu Fati, mas não há muitas preocupações além disso. Para os fãs, esta é uma ótima notícia, pois significa que os melhores talentos poderão entrar em campo no Camp Nou.

Cinco histórias de Barcelona e Atlético a serem observadas

Messi vs Suárez: Lionel Messi e Luis Suárez não foram apenas uma das maiores parcerias de ataque de todos os tempos durante seus seis anos juntos no Barcelona. Eles também eram amigos muito próximos fora do campo. O Coronavírus excluiu Suárez do primeiro confronto desta temporada entre os dois lados, mas desta vez ele poderá enfrentar seu ex-clube e seu amigo pela primeira vez – e, dado o competidor que é, fará questão de provar seu ponto de vista. Messi e Suárez nunca se enfrentaram como adversários no futebol de clubes, apenas em nível internacional, de seleções. Portanto, esta será uma batalha fascinante entre os artilheiros desses dois clubes.

Memórias de 2014: a última vez que o Atlético de Madrid conquistou o título da La Liga Santander foi na temporada 2013/2014, quando um gol de cabeça de Diego Godín resultou no empate de 1-1 em Camp Nou, no último dia daquela edição. Isso foi o suficiente para ganhar o título, já que uma derrota teria tornado o campeonato do Barcelona. Ainda faltam três rodadas para o fim da atual temporada, mas este embate certamente trará lembranças daquele encontro de 2014, dado o quanto está em jogo. Embora Simeone tenha conquistado o título em pleno Camp Nou naquele dia, ele nunca venceu uma partida individual lá em sua carreira de técnico – e vai tentar mudar isso neste fim de semana.

A maldição catalã do Atlético: não é apenas no Camp Nou que Simeone tem lutado para vencer. O treinador do Atlético sofreu várias visitas difíceis à Catalunha nos últimos anos. Os Colchoneros não venceram em nenhuma das últimas sete visitas à região, empatando duas vezes em Girona neste período; perdendo uma e empatando outra com o Barcelona; ​​perdendo uma e empatando uma diante di Espanyol; e perdendo no início da temporada para o EU Cornellà, da terceira divisão, na Copa do Rei.

Griezmann enfrenta o seu antigo clube em grande forma: este é um encontro particularmente importante para Antoine Griezmann, uma vez que enfrenta o clube do qual era líder de ataque. Desde que trocou o Atleti pelo Barcelona em 2019, o francês enfrentou os Colchoneros quatro vezes, mas conquistou apenas uma vitória, além de duas derrotas e um empate. No entanto, ele vem para esta partida em excelente forma, com oito gols marcados nas últimas nove partidas, então confie no francês para abrir o placar.

O fator confronto direto: como Real Madrid e Sevilla também estão na disputa pelo título, apenas uma vitória será suficiente para essas duas equipes. É importante ter em mente, no entanto, que o Atleti ficará muito mais feliz com um empate do que o Barça. Não só a equipe de Simeone está à frente na classificação, mas também decidirá o importante registo de confrontos diretos a seu favor. As regras da LaLiga determinam que os times que terminam empatados em pontos são separados por seus confrontos diretos (primeiro critério de desempate), em vez de uma diferença de gols geral.

Por falar no outro clássico da rodada… o atual campeão Real Madrid sabe o que é preciso para superar a disputa pelo título, e a equipe de Zinedine Zidane tem se destacado nos últimos meses, passando por várias lesões, testes positivos de COVID-19 e a carga de trabalho extra de chegar às semifinais da Liga dos Campeões. A confortável vitória por 2-0 sobre o CA Osasuna no último sábado também resultou em 10 vitórias, dois empates e apenas uma derrota nos últimos 13 jogos em casa pela LaLiga por parte dos Blancos. Por falar neste último triunfo, ele contou com alguns brasileiros roubando a cena. O zagueiro Eder Militão foi a estrela do show contra o Osasuna, marcando seu primeiro gol na LaLiga, com o compatriota Casemiro encerrando o placar no final do jogo. Lesões em outros defensores, incluindo o capitão Sergio Ramos, abriram uma oportunidade para Militão, de 23 anos, que tem estado excelente nas últimas semanas. Ramos, de 35 anos, se recuperou de uma lesão no joelho e pode jogar sua primeira partida na La Liga desde meados de março, e bem contra seu antigo clube, o Sevilla. Quem também está de volta é o belga Eden Hazard, que parecia afiado no último fim de semana quando disputou sua primeira partida desde janeiro.

A equipe do Sevilla, por sua vez, chega ao jogo de sábado como o grande ‘azarão’ na corrida pelo título, mas talvez com a melhor sequência nas últimas rodadas da LaLiga Santander. Depois de uma oscilação no início de março, quando foram eliminados da Liga dos Campeões e da Copa do Rei, os andaluzes emendaram uma grande sequência na competição nacional, com sete vitórias nos últimos nove jogos (incluindo a derrota de segunda-feira, em casa, contra o Athletic Club). Youssef En-Nesyri tem estado em excelente forma no ataque, e seu grande gol diante do Levante recentemente levou o marroquino a 17 bolas na rede, na LaLiga, já nesta temporada. O jovem zagueiro francês Jules Koundé tem estado imaculado na defesa, Joan Jordan se destaca no meio-campo, e não é por acaso que o retorno da equipe à boa forma coincidiu com o retorno do ala argentino Lucas Ocampos de uma lesão. Recentemente, também se destacou a contratação de Papu Gomez em janeiro, que assumiu um papel crucial na criação de jogos na equipe.

O jogo de sábado será certamente especial para o treinador do Sevilla, Julen Lopetegui, cuja curta passagem como treinador do Real Madrid em 2018 não saiu como planejado. Lopetegui comandou os Blancos em apenas 10 jogos da LaLiga, vencendo quatro e sofrendo uma dolorosa derrota por 3-0 em Sevilla – onde o estrategista basco agora chama de casa.

O Sevilla pode estar feliz que o Santiago Bernabéu esteja em reforma no momento, já que a equipe andaluza perdeu cada uma das últimas 11 visitas que fez la na LaLiga, incluindo uma derrota por 2-1 na temporada passada. O Real Madrid também saiu vitorioso de um encontro acirrado no primeiro duelo de 2020/2021, no início de dezembro, decidido por gol contra o goleiro do Sevilla Bono, sob pressão do atacante do Real Madrid, Vinicius Junior.

Outro confronto nervoso é possível na noite de domingo, dado tudo o que está em jogo para ambas as equipes. O Real Madrid tem experiência e vantagem em casa, mas o Sevilla está animado com a chance de conquistar o primeiro troféu da LaLiga desde 1946. Aconteça o que acontecer, pode ser decisivo nesta emocionante corrida pelo título da LaLiga.

+Modrić o grande ‘cérebro’ do Real Madrid de Zidane. Confira cinco coisas que você talvez não saiba sobre o croata

+Alejandro ‘Papu’ Gomez: cinco coisas que talvez você não saiba sobre ele

+Vini Jr sobre mudança de posição: “Preciso treinar mais”

+Casemiro lamenta eliminação do Real Madrid na Champions League

Para saber mais sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e no Youtube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo