São Paulo

Antony vendido, classificação garantida e sem contratações: o São Paulo na volta do Paulistão

antony-vendido-são-paulo-volta-paulistão
Foto: Reprodução
POR GABRIELLA BRIZOTTI E GIULIANO FORMOSO

A Federação Paulista de Futebol (FPF) já definiu as datas para a conclusão do Paulistão 2020. O São Paulo lidera o grupo C e já está classificado para as quartas de final. Contudo, ainda pela primeira fase, o time do técnico Fernando Diniz tem pela frente jogos contra Red Bull Bragantino e Guarani, que devem servir de preparação para o mata-mata do estadual.

No período anterior à paralisação por conta da pandemia de Covid-19, o elenco Tricolor vinha sendo escalado com: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes; Antony, Pato e Vitor Bueno.

Até o momento, o São Paulo é o único, dentre os 20 clubes da Série A do Brasileirão, que não realizou contratações em 2020. As contratações de peso feitas em 2019 – como Daniel Alves, Pato e Juanfran -, em conjunto com a paralisação do futebol, agravaram um cenário de crise financeira que internamente é visto como preocupante.

Assim, os únicos investimentos feitos foram para a aquisição de direitos de atletas que já estavam no clube, mas por empréstimo. São os casos de Tiago Volpi, Igor Vinícius e Vitor Bueno. Além disso, o São Paulo reintegrou alguns jogadores que voltaram de empréstimo como Tréllez, Brenner, Shaylon e Paulinho Boia. Em conclusão, alguns jovens da base também foram promovidos: Rodrigo Nestor, Diego Costa e Danilo Gomes.

Com a venda de Antony ao Ajax-HOL, a comissão técnica precisa preencher a lacuna deixada no ataque.

Confira as possibilidades que Diniz poderá utilizar para substituir Antony

Pablo

A opção mais provável é a entrada de Pablo na ponta-direita, como mostrado acima. Fernando Diniz vem treinando o time dessa forma nos últimos dias, portanto, preservando o esquema 4-3-3 que vinha dando bons resultados. Vitor Bueno ajuda pela ponta-esquerda, Igor Gomes e Daniel Alves permanecem no meio, enquanto Pablo e Pato vão se movimentando e se alternando entre as posições de ponta-direita e centroavante.

Vale lembrar que o trio Pablo, Pato e Vitor Bueno participou diretamente de cerca de 70% dos gols do São Paulo em 2020 (12 de 18). Enfim, Diniz deve apostar nesses bons números.

Helinho

Outra opção que não mudaria o estilo de jogo é Helinho, que tem características semelhantes às de Antony, apesar de nunca ter se firmado como titular. Também revelado na base, o atacante é canhoto e driblador. O problema é que o jovem atleta estava treinando separadamente para tratar de um desconforto muscular na coxa.

Everton

Ainda no 4-3-3, a entrada de Everton pela esquerda também deve ser levada em consideração. Com isso, Vitor Bueno iria para a ponta-direita, já que Everton se dá melhor atuando do outro lado. O jogador conta com o prestígio de parte da torcida e já foi bastante utilizado, entretanto, acabou perdendo a posição por diversas lesões. Poderia ser sua chance para recuperar espaço e retornar à boa fase.

Daniel Alves na ponta e Hernanes

Dando mais opções a Diniz, Daniel Alves poderia jogar avançado pela ponta-direita, uma vez que se destacou como um dos melhores laterais ofensivos da história do futebol no Barcelona e na Seleção Brasileira. Na ponta, ele não teria tantas obrigações defensivas e seria uma boa opção para o ataque. Vitor Bueno seria recuado para o meio campo e atuaria ao lado de Hernanes, que, por sua vez, assumiria a vaga de Daniel Alves no meio. Essa alternativa pode ser utilizada em jogos nos quais Igor Gomes não esteja à disposição. 

4-4-2 com Hernanes

Pensando em outro esquema tático, no caso um 4-4-2, Diniz poderia escalar a equipe com uma linha de quatro no meio: Daniel Alves pela direita e Vitor Bueno pela esquerda, tendo Tchê Tchê e Hernanes como volantes. Everton faria a dupla de ataque com Pato. No entanto, é improvável que o São Paulo mude tanto o costumeiro 4-3-3, que vinha funcionando.

Na última semana, o São Paulo passou por uma espécie de pré-temporada, concentrado no CT de Cotia por uma semana. No sábado (18), os jogadores treinaram no Morumbi, após 126 dias afastados do estádio, desde a última partida. Na ocasião, vitória sobre o Santos por 2 a 1, no dia 14 de março. Pablo marcou os dois gols.

Confira os próximos compromissos do Tricolor pelo Paulistão:

  • 11ª rodada: São Paulo x Red Bull Bragantino (23 de julho, Morumbi – 20:00)
  • 12ª rodada: Guarani x São Paulo (26 de julho, Vila Belmiro – 16:00)

Diante do Red Bull Bragantino, na quinta-feira, ao que tudo indica, o São Paulo vai a campo com: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes; Pablo, Pato e Vitor Bueno.

Leia mais:
+ Zagueiro Lucas Fasson foi oferecido como jogador livre ao Barcelona
+ Especial Libertadores 2005: ‘Não ganharíamos o título com Leão’, diz Alex Bruno
+ Helinho está de volta aos treinamentos após desconforto muscular

Para saber tudo sobre o SÃO PAULO, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo