Futebol Internacional

Clubes da Premier League se unem e decidem não liberar jogadores para as Eliminatórias

Foto: Mike Egerton via Imago Images

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (24), os clubes que disputam a Premier League anunciaram que não vão liberar os seus jogadores para integrar seleções que disputem as Eliminatórias para a Copa do Mundo em países que estão na lista vermelha do Reino Unido. Cumprindo medidas para a contenção do avanço da variante Delta, os viajantes de alguns países precisam passar por uma quarentena obrigatória, o que afetaria também os jogadores.

                 

Assim, a medida divulgada pela Premier League afetará 60 jogadores de 19 times ingleses. Todos serão impedidos de defenderem as seleções de seus países na próxima data FIFA. A situação também afeta a seleção brasileira, que ficará sem jogadores importantes como os goleiros Éderson e Alisson, o volante Fabinho e os atacantes Richarlison, Gabriel Jesus e Roberto Firmino. O meia Raphinha, do Leeds, também vivia a expectativa pela convocação tentando se firmar na seleção, mas será impedido de viajar.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Na última segunda-feira (23), a Federação Egípcia de Futebol já havia comunicado que recebeu uma carta do Liverpool destacando que não liberaria o atacante Mohamed Salah para disputar as Eliminatórias Africanas. Assim, o jogador foi o primeiro a entrar na lista de restrições desse período no futebol inglês.

O comunicado da Premier League garante que os clubes relutaram em adotar essa medida, mas não encontraram outra saída, tendo decidido de maneira unânime pela não liberação dos atletas no próximo mês. A nota ainda garante que algumas discussões foram realizadas com o governo do Reino Unido para encontrar uma solução, mas a preocupação das autoridades de saúde com o avanço da variante Delta não permitiu que exceções fosses garantidas aos jogadores.

Além de já perderem alguns jogos importantes por conta de estarem a serviço de suas seleções, os jogadores convocados teriam que cumprir um isolamento de cerca de 10 dias, totalizando quase um mês de ausência em seus clubes. Assim, os atletas perderiam duas rodadas da Premier League, além de uma partida da Copa da Inglaterra e uma rodada das competições continentais, confirmando um prejuízo irreparável neste começo de temporada para os clubes ingleses.

O atual período da data FIFA foi ampliada pela entidade em dois dias (de nove para 11). A seleção brasileira, por exemplo, terá três partidas a disputar no período (Chile (3 de setembro), Argentina (5 de setembro) e Peru (10 de setembro). A entidade máxima do futebol já foi comunicada sobre a decisão dos clubes da Premier League e deve tomar uma decisão nos próximos dias para buscar uma alternativa que seja positiva para todos os lados.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo