Futebol Internacional

Clubes querem mudança em forma de classificação para Champions League, diz jornal

Photo by FRANCK FIFE/AFP via Getty Images
Photo by FRANCK FIFE/AFP via Getty Images

Os clubes europeus estão trabalhando para sugerir à Uefa uma mudança na qualificação para a Champions League. Segundo o jornal inglês “The Guardian”, membros da Associação Europeia de Clubes querem que duas vagas para o torneio de clubes mais importante do mundo sejam reservadas para equipes que tenham o maior coeficiente europeu.

Assim, uma métrica que calcula o desempenho dos times com base nas últimas cinco temporadas de torneios continentais seria fator determinante para a classificação de clubes que não assegurassem vagas de forma direta pelas suas ligas nacionais.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

As vagas para a Champions League seriam direcionadas a clubes que não consigam a classificação de forma direta em suas ligas nacionais, mas que tenham obtido passagem para a Liga Europa ou vencido uma copa nacional. Segundo a publicação, a tendência é de que as propostas sejam formalmente apresentadas nesta semana, quando haverá uma Assembleia Geral da Uefa em Viena, capital da Áustria.

Vale lembrar que o ranking de coeficientes da Europa analisa o desempenho dos times nas últimas cinco temporadas e leva em consideração a participação deles em torneios continentais.

Também existe um ranqueamento que ordena as ligas nacionais, analisando o desempenho de suas equipes. Esse segundo coeficiente acaba decidindo quantas vagas cada país tem direito na Champions League.

+Saiba tudo sobre o Futebol Internacional clicando aqui

Pelo coeficiente para a edição 2021/2022, a Espanha foi o país com mais equipes na competição, com cinco. Inglaterra, Alemanha e Itália vieram na sequencia com quatro equipes cada.

Vale lembrar que no ano passado a Uefa já fez uma alteração em suas competições, aprovando a proposta de abolir a regra dos gols fora de casa em todas as competições de clubes da entidade, incluindo a Champions League,  que vinha sendo usada desde 1965.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo