Esportes olímpicos

COI aprova mudanças na carta Olímpica que pode afetar o destino do Halterofilismo em Olímpiadas

COI aprova mudanças na carta Olímpica que pode afetar o destino do Halterofilismo em Olímpiadas
IOC/Divulgação

Os membros do COI aprovaram, neste domingo (8), alterações na carta olímpica. Essas mudanças podem conceder ao Conselho Executivo o poder de suspender os esportes do programa olímpico sem a aprovação de outros órgãos. Essas mudanças podem significar o fim da longa associação do levantamento de peso com os Jogos Olímpicos.

Aprovada por unanimidade, uma das emendas da Carta Olímpica menciona a remoção de qualquer esporte do programa dos Jogos Olímpicos se, entre outras violações.

Além disso, caso a Federação Internacional (FI) que rege a modalidade esporte não cumprir as decisões do Conselho Executivo do COI, ou agir de maneira que possa manchar a reputação do Movimento Olímpico, a entidade por intervir e unir o órgão.

De acordo com o vice-presidente do COI, John Coates, os últimos itens veem como resposta a Federação Internacional de Halterofilismo (IWF – sigla do termo em inglês), que nos últimos anos não tem seguido diversas orientações claras do Conselho Executivo do COI para melhorar sua cultura de doping.

Em entrevista coletiva, Coates, presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos do COI, afirmou que a IWF recebeu diversas recomendações da entidade que não foram seguidas. Disse.

– O Conselho Executivo fez essas orientações por um bom motivo, para garantir que a reputação do Movimento Olímpico, a nossa reputação, não seja manchada. Se as Federações continuarem a ignorar as direções, nós tomaremos as providencias-, declarou Coates.

Halterofilismo é assombrado por escândalos de doping ao longo dos anos

Apesar de fazer parte do programa Olímpico de Tóquio, o levantamento de peso foi envolvido em uma série de escândalos de doping e um oficial da Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) lançou no mês passado dúvidas sobre seu futuro do esporte nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse na sexta-feira (6) que o órgão dirigente do esporte precisa melhorar a governança.

– Não estou ciente neste momento de nenhum caso em competição, ou de qualquer desclassificação por doping. Isso se aplica ao levantamento de peso-, disse Bach, referindo-se às Olimpíadas de Tóquio.

– Mas no que diz respeito ao levantamento de peso, há mais do que apenas doping. No que diz respeito à boa governança, acho que ainda precisamos ver uma mudança de cultura nesta federação internacional.-, finalizou.

Em junho, após uma investigação da Agência Internacional de Testes (ITA), o húngaro Tamas Ajan, o ex-chefe da IWF, e o atual vice-presidente da federação, Nicu Vlad, foram acusados ​​de “cumplicidade e adulteração” com relação aos crimes de doping no esporte.

+Cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Tóquio 2020 finalizam um ciclo com passagem de bastão para Paris 2024

O presidente da IWF deixou o cargo após 20 anos como presidente da da federação e chegou a permitir que uma nova investigação fosse conduzida pelo professor de direito Richard McLaren, que expôs o esquema de doping, fraude nas eleições e desvio de dinheiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo