Olimpíadas

Grupo de ativistas solicitam ao COI suspensão de medalha de iraniano acusado de fazer parte de grupo terrorista

Grupo solicita ao COI suspenção de medalha de atleta iraniano acusado de fazer parte de grupo terrorista
IOC/Matthew Jordan Smith

A conquista da medalha de ouro no tiro esportivo de Javad Foroughi, do Irã, no último domingo (24), causou grandes repercussão no cenário internacional. Após a vitória do esportista, um grupo chamado “United for Navid” enviou um documento ao Comitê Olímpico Internacional (COI) pedindo a suspensão do prêmio, alegando que o atleta faz parte de um grupo terrorista.

+ Ao vivo: confira tudo sobre as Olimpíadas no ENM

No pedido enviado à Comissão de Ética do COI, o United for Navid solicitou que uma investigação imediata contra Javad Foroughi por violações da Carta Olímpica. O grupo alega que o atirador é “um membro atual e antigo” do Corpo de Guardas Revolucionários Islâmicos (IRGC), que tem um histórico de violência e matança não apenas de iranianos e manifestantes, mas também de pessoas inocentes na Síria, Iraque e Líbano.

A campanha “United For Navid” considera a entrega de uma medalha de ouro olímpica ao atirador iraniano Javad Foroughi não apenas uma catástrofe para os esportes iranianos, mas também para a comunidade internacional e, especialmente, a reputação do Comitê Olímpico Internacional (COI). 

De acordo com o diretor de relações dos CONs e da Solidariedade Olímpica, James Macleod, o COI está sempre preocupado com esses casos e está monitorando o caso de perto.

– Se houver abusos flagrantes da Carta Olímpica, o COI tomará todas as medidas necessárias a esse respeito. Investigaremos tudo o que for levantado para nós e trabalharemos com os NOC / IFs caso a caso.O COI deixou muito claro que a não discriminação e a autonomia são coisas das quais não vamos recuar.-, declarou.

+ Dias e horários dos jogos e competições das Olimpíadas de Tóquio

O que é a United for Navid

Criado após a execução do lutador iraniano Navid Afkari, o United for Navid é um grupo de ativistas e atletas iranianos, liderado pela defensora dos direitos das mulheres Masih Alinejad A intuição tem como objetivo apelar às organizações internacionais, como o COI e a FIFA, para suspender a República Islâmica dos esportes internacionais. O lutador Navid Afkari foi um campeão nacional de luta livre de 27 anos e foi morto em 12 de setembro de 2020 por um grupo terrorista. Afkari foi punido por participar de manifestações contra as dificuldades econômicas no verão de 2018. Ele foi torturado para obter falsas confissões, condenado injustamente e executado apressadamente, apesar de um clamor global de líderes mundiais e personalidades do esporte.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo