Especial

Coisas que você (talvez) não sabia sobre Marc-André ter Stegen

FOTO: DIVULGAÇÃO / BARCELONA
  1. Ele realmente começou como atacante

Ter Stegen cresceu em Mönchengladbach, no oeste da Alemanha, e começou no clube da cidade – o Borussia Mönchengladbach – por indicação de seu avô, com apenas quatro anos. No entanto, curiosamente, Ter Stegen não começou no gol, mas sim atuando no ataque em suas primeiras partidas pela equipe juvenil. Ele assumiu o gol somente depois da lesão do então titular da posição, aos dez anos.

  1. O estilo de vida da cidade combina com ele

Ao contrário da grande maioria dos jogadores profissionais de alto nível, não é incomum que as pessoas que moram em Barcelona tenham um vislumbre de Ter Stegen por toda parte. Ele mora no distrito de Gràcia, no centro da cidade, e já foi visto andando de scooter elétrico e usando o sistema de metrô da cidade diversas vezes. O goleiro já explicou em várias entrevistas que ama Barcelona e o estilo de vida da cidade. Ele também fez um esforço para se encaixar, falando muito bem o espanhol e até aprendendo catalão.

  1. Ele tem fortes raízes holandesas

O sobrenome “ter Stegen” na verdade deriva de sua ascendência holandesa e não é muito comum na Alemanha. Mönchengladbach fica a apenas 20 quilômetros (12 milhas) da fronteira holandesa, e Marc-Andre cresceu próximo da Holanda. Além disso, sua esposa, Dani, é holandesa.

  1. Ele nunca disputou um jogo de Copa do Mundo ou Eurocopa

Incrivelmente para um dos melhores goleiros do mundo, ele nunca apareceu em um dos principais torneios internacionais de futebol. Com Manuel Neuer entrincheirado como jogador de longa data da seleção alemã, Marc-Andre teve que se contentar com um lugar no banco. No entanto, fez 24 jogos pela seleção alemã em amistosos, eliminatórias, Liga das Nações da UEFA e Copa das Confederações.

  1. Ele já deu duas assistências na temporada 2019/2020 da LaLiga

Apesar de ser goleiro, ter Stegen também tem contribuído para o ataque do Barcelona nesta temporada. Até agora ele tem duas assistências: a primeira, foi um chute longo para Luis Suarez contra o Getafe, em setembro; e a segunda foi um passe perfeitamente posicionado para Antoine Griezmann, que contribuiu para vencer o Mallorca. Após esse duelo, o jogador francês falou sobre a capacidade quase única do goleiro do Barcelona de encontrar seus companheiros na hora certa: “Ele é incrível, é como um meio-campista para nós”. Seu atual número de assistências o coloca igual a Sergio Busquets, Frenkie de Jong, Arturo Vidal e Sergio Roberto.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo