Corinthians

Coletivo LGBT publica carta aberta ao Corinthians por falta de diálogo; Clube se diz “surpreso”

Corinthians Timão Fiel LGBT
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Na manhã desta segunda-feira (3), o Coletivo Fiel LGBT publicou uma carta aberta direcionada ao Corinthians com o intuito de “obter respostas e demonstrar insatisfação com a falta de retorno do clube”. O texto foi divulgado nas redes sociais do grupo.

O primeiro ponto abordado pelos torcedores é relacionado ao episódio ocorrido após o Majestoso válido pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2020, vencido pelo Corinthians. Para provocar o São Paulo, o perfil oficial do Timão fez um post homofóbico, excluído pouco depois, com uma imagem de um panetone ao citar o Estádio do Morumbi.

Segundo o coletivo, depois da polêmica eles foram “chamados para conversar e levar nossas ideias para serem analisadas”, mas “algum tempo se passou e não tivemos retorno”.

Além disso, o grupo questionou a falta de retorno para a proposta de exibição de uma faixa na Neo Química Arena e na Fazendinha. Sem público por causa da pandemia de covid-19, as arquibancadas do estádio alvinegro vem sendo ocupadas por faixas e bandeiras de torcidas organizadas. No clássico deste domingo (2) contra o São Paulo, ainda foi feito um grande mosaico da Gaviões da Fiel.

Faixa do coletivo Fiel LGBT (Foto: Reprodução/Twitter)

Cerca de quatro horas depois, o Corinthians publicou em seu site oficial uma resposta ao coletivo Fiel LGBT. De acordo com o comunicado, o clube “recebeu com surpresa a carta aberta”.

O Timão ainda apontou que, em reunião realizada no mês de janeiro, poucos dias após Duilio Monteiro Alves assumir a presidência, “ficou combinado que o ponto focal para o diálogo sobre temáticas sociais era o Departamento de Responsabilidade Social do clube”, que não teria sido contactado antes da publicação da carta.

O Alvinegro encerrou a nota afirmando que “nada disso colabora para o avanço das sugestões encaminhadas ao clube” e que “apenas causa desgaste desnecessário a uma instituição que permanece fiel à sua História de luta pela igualdade, bem como a uma gestão atenta aos debates democráticos do presente”.

Veja a carta aberta do Coletivo Fiel LGBT ao Corinthians na íntegra:

INSATISFAÇÃO

Carta aberta ao Sport Club Corinthians Paulista, pelo coletivo FIEL LGBT, onde temos a finalidade de obtermos respostas e demonstrar nossa insatisfação com a falta de retorno do clube para com nossas tentativas de comunicação, que até o momento não foram respondidas.

Narrando os fatos, temos o seguinte:

– Após o episódio da publicação homofóbica direcionada aos torcedores do SPFC, fomos chamados para conversar e levar nossas ideias para serem analisadas, algum tempo se passou e não tivemos retorno;

– Enviamos uma proposta do uso da nossa faixa para exibição na Arena e Fazendinha, e não tivemos retorno;

– Desde a nossa criação não recebemos reconhecimento nenhum por nosso trabalho;

Esses são alguns dos motivos para nossa insatisfação. Sabemos das dificuldades atuais, porém existem departamentos e cada um cuida da sua área. Só precisamos no momento do Marketing e Responsabilidade Social. Quanto a faixa, nós iremos produzir sem que o clube gaste com ela.

Atenciosamente, coletivo FIEL LGBT.

Veja a resposta do Corinthians na íntegra:

O Sport Club Corinthians Paulista recebe com surpresa a carta aberta do coletivo Fiel LGBT, publicada nas redes sociais. 

Na reunião realizada em janeiro, ainda nos primeiros dias da atual gestão, ficou combinado entre o Clube e o coletivo que o ponto focal para o diálogo sobre temáticas sociais era o Departamento de Responsabilidade Social do clube.

Estarrece-nos, portanto, que o referido departamento não tenha sido sequer contactado antes de o grupo tomar a atitude pública desta manhã, em suas redes sociais, o que pudemos verificar em sindicância interna. 

Nada disso colabora para o avanço das sugestões encaminhadas ao clube. Apenas causa desgaste desnecessário a uma instituição que permanece fiel à sua História de luta pela igualdade, bem como a uma gestão atenta aos debates democráticos do presente, conforme demonstram nossas recentes manifestações sobre o tema LGBT. 

Atenciosamente, Sport Club Corinthians Paulista

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo