Vasco

Colina Histórica! São Januário se torna Patrimônio Histórico do Município do Rio de Janeiro

Foto: CPAD-CRVG

Um Projeto de Lei que torna o estádio de São Januário Patrimônio Histórico do Município do Rio de Janeiro foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (11). O projeto foi proposto pelos vereadores Tarcísio Motta, Renato Cinco e Paulo Pinheiro.

Nele, São Januário é reconhecido como de interesse histórico, cultural, desportivo e social para a capital. Segundo o Vasco, essa honraria não afetará o planejamento de reforma do estádio, que contempla a preservação da fachada atual.

O Cruz-Maltino agradeceu, via redes sociais, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

– São Januário é considerado um dos locais mais importantes do esporte brasileiro, cuja a importância transcende a parte esportiva, tendo em vista toda a história do clube na luta contra o racismo e todas as manifestações sociais ocorridas no histórico estádio. Nas décadas de 30 e 40, o então Presidente da República Getúlio Vargas, costumava arrastar multidões para seus comícios no estádio. Além disso, em 1945 a Colina Histórica recebeu o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, vencido naquele ano pela Portela – diz parte da nota oficial do Vasco divulgando a aprovação do projeto.

Imagem histórica de São Januário. Foto: CPAD-CRVG

Para a aprovação do Projeto de Lei Nº 263/2017 o legislativo se apoiou na história de construção do estádio, inaugurado em 1927.

Quem anunciou a aprovação foi o vereador Tarcísio Motta, historiador, vascaíno e um dos responsáveis pelo projeto.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo