Fortaleza

Com a derrota do Ceará, campanha do Fortaleza na Série A em 2019 segue como a melhor de um clube cearense na era dos pontos corridos

Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC

Na noite desta segunda-feira (15), o Ceará recebeu, na Arena Castelão, a equipe do Fluminense. O confronto, válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2020, terminou com vitória do time carioca por 1×3.  Com gols de John Kennedy, Martinelli e Samuel, o Fluzão superou o Vovô, que descontou com Vina. Sendo assim, o Ceará segue na 12ª posição na tabela de classificação, com 46 pontos somados.

                 

Com a derrota do Ceará diante do Fluminense, um recorde histórico para o futebol do estado será mantido. Isto porque, com o Vozão podendo alcançar no máximo 52 pontos no Brasileiro, a melhor campanha de um cearense na era dos pontos corridos continua sendo a do Fortaleza de 2019. Com 53 pontos conquistados, o Leão finalizou a competição na 9ª posição na tabela e foi, dessa forma, a primeira equipe na zona de classificação à Copa Sul-Americana em 2020. O Tricolor do Pici, em 38 jogos, conquistou 15 vitórias, somou 8 empates e sofreu 15 derrotas. Em 2020, o Vozão, por outro lado, soma, em 36 jogos, 12 vitórias, 10 empates e 14 derrotas. Além disso, em 2005, o Fortaleza somou 55 pontos na primeira divisão. Em contrapartida, o clube disputou 42 partidas, quatro a mais que em 2019, e terminou o campeonato na 13ª colocação.

Além disso, de modo geral, a melhor campanha de um clube do estado do Ceará na primeira divisão do futebol brasileiro também é do Fortaleza. Tendo sido vice-campeão da Taça Brasil em duas oportunidades (1960 e 1968), o Leão foi quem chegou mais perto do título. Em 1964, o Ceará finalizou a competição em terceiro, sua melhor colocação na história na elite nacional.

Apesar de seguir com a melhor campanha de um clube cearense na Série A na era dos pontos corridos, o Fortaleza ainda não garantiu sua permanência na elite em 2021. Com 41 pontos, o Tricolor do Pici, atual décimo quinto colocado na tabela de classificação da competição nacional, está quatro pontos a frente do Vasco, primeira equipe dentro do Z4. Neste sábado (20), o Leão recebe, na Arena Castelão, a equipe do Bahia, em confronto que, em caso de vitória, confirma o clube cearense na primeira divisão em 2021. Por outro lado, caso o Vasco seja derrotado pelo Corinthians e o Goiás não vença o RB Bragantino, o Tricolor de Aço concretiza sua permanência mesmo com uma derrota para o rival nordestino. Após este jogo, o Fortaleza finaliza o Brasileirão 2020 contra o Fluminense no Maracanã.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo