Grêmio

Com a saída de Caio Henrique, veja quais são as opções de Renato Portaluppi para a lateral-esquerda

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Na última sexta-feira (29), o Grêmio foi surpreendido com o pedido de devolução do Atlético de Madrid pelo lateral Caio Henrique. Com isso, Renato perdeu o seu lateral titular e precisará buscar uma solução dentro de seu próprio elenco, pois o clube não deve ir ao mercado para trazer um substituto.

A principal opção para substituir Caio Henrique é Bruno Cortez. Cortez é um dos jogadores mais regulares do elenco, destaca-se pelo jogo defensivo e é um jogador de confiança do técnico Renato Portaluppi. Além disso, era o titular da posição durante o ano de 2019 e um dos remanescentes da conquista do Tricampeonato da Libertadores de 2017.

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Dessa maneira, é fácil entender caso seja escolhido. O camisa 12 vai para a quarta temporada no elenco tricolor, disputou 152 partidas, conquistou cinco títulos, marcou duas vezes e deu vinte assistências. Mesmo com um grande número de partidas, o lateral ainda sofre com as críticas da torcida por conta do seu baixo aproveitamento no acabamento das jogadas.

Com a ausência de Caio Henrique, uma vaga está aberta para a composição do grupo principal e esta lacuna provavelmente pode ser preenchida por Guilherme Guedes.

Guedes é lateral-esquerdo de origem e cria da base gremista. O jovem de apenas 21 anos já disputou seis jogos com a camisa do Grêmio.  Sua estreia foi pelo Campeonato Gaúcho de 2018 no empate de 1 a 1 contra o São Luiz de Ijuí. Nessa ocasião o Tricolor utilizou o seu grupo de transição nas primeiras rodadas do estadual.

FOTO: RODRIGO FATTURI/ GRÊMIO FBPA

O jovem lateral se destacou em competições juniores e ficou conhecido por parte da torcida ao marcar um gol no triunfo da equipe de transição (3 a 2) diante do Vitória de Guimarães, durante uma excursão no ano passado.

No decorrer do ano de 2019, Guilherme Guedes foi emprestado para a Ponte Preta para ganhar experiência e poder demonstrar o seu futebol. Na equipe campineira, Guedes disputou 12 partidas pelo campeonato brasileiro da série B e não marcou gols.

Um ponto que gera questionamento e dúvidas por parte do torcedor gremista é a lista de jogadores para a disputa da Copa Libertadores. O Grêmio enviou à Conmebol os nomes dos seus jogadores com apenas dois laterais-esquerdo Caio Henrique e Bruno Cortez. No entanto, com a saída do camisa 19, o tricolor terá apenas Cortez no restante da fase de grupos (ainda sem data definida para recomeçar) e o clube só poderá alterar na próxima fase. Mais um fato que credencia o camisa 12 à titularidade.

Pensando exclusivamente sobre a Libertadores, em caso de lesão ou suspensão do Cortez, Renato Portaluppi terá que improvisar ou readaptar jogadores a função. No elenco gremista têm dois atletas que já jogaram na lateral e que poderiam voltar às raízes, são eles: Walter Kannemann e Marcelo Oliveira. Kannemann jogava de lateral esquerdo no San Lorenzo (Arg) e no Atlas do México. No caso do Marcelo Oliveira, seria um pouco mais difícil, pois o camisa 26 não entra em campo desde o dia 28/03/2019 no empate diante do Juventude pelo campeonato Estadual, na ocasião o então zagueiro rompeu três ligamentos do joelho.

Como ainda o Grêmio não tem partidas oficiais marcadas por causa da pandemia, o técnico Renato e a direção gremista ganha mais um tempo para pensar sobre a lateral esquerda. O torcedor espera uma boa escolha.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo