Futebol Internacional

Com Atlético ou Real, LaLiga terá novos brasileiros campeões nacionais

FOTO: DIVULGAÇÃO

A ligação do futebol brasileiro com a LaLiga é antiga, vindo desde a década de 1930 com a contratação de Fernando Giudicelli pelo Real Madrid. Pouco depois, estrelas como Didi – contratado com status de estrela mundial pelo Real Madrid, em 1959 – e Canário (primeiro brasileiro a ser, em 1960, campeão da Copa dos Campeões da Europa, atual Champions League) também vestiram a camisa do poderoso clube da capital. Assim como diversos jogadores, que a partir da década de 1990 transformaram o Campeonato Espanhol na verdadeira Liga das Estrelas.

Agora, com Atlético de Madrid e Real Madrid entrando na última rodada com chances de título, a seleta lista de brasileiros campeões da LaLiga pode aumentar. Se de um lado a dupla Colchonera – formada por Felipe e Renan Lodi – espera conquistar a primeira taça em solo espanhol, de outro os tupiniquins Blancos – Marcelo, Éder Militão, Casemiro, Vinicius Jr. e Rodrygo – procuram aumentar a lista de honrarias da competição. De qualquer forma, não importa o clube vencedor, a lista de brasileiros campeões da LaLiga vai aumentar.

Campeão em 2019/2020 com o Real Madrid, Marcelo pode fazer ainda mais história e se tornar o brasileiro que mais vezes conquistou o título da LaLiga. Com cinco taças, o lateral já ultrapassou nomes como Roberto Carlos e Evaristo de Macedo – enquanto o ex-lateral conquistou o tetra pelo Real Madrid, entre o fim da década de 1990 e o começo dos anos 2000 (1997, 2000, 2002 e 2007 – este último junto de Marcelo), o ex-atacante fez isso pelos dois maiores clubes da Espanha, Real e Barcelona, entre as décadas de 1950 e 1960 (1959, 1960, 1963 e 1964).

Além disso, em caso de título, Marcelo ainda alcançará outro lendário lateral brasileiro da LaLiga: Daniel Alves, que brilhou pelo Barcelona e é atualmente o atleta tupiniquim com mais conquistas na LaLiga – seis, no total (2009-2011, 2013, 2015 e 2016). Ainda no caso do Real, os demais brasileiros já conhecem este vitorioso caminho e podem aumentar a lista de honrarias com a taça da principal competição da Espanha – com Casemiro sendo bicampeão pelo clube da capital em 2016/2017 e 2019/2020, enquanto Éder Militão, Vinicius Jr. e Rodrygo foram campeões na última temporada.

As novidades ficariam por conta dos compatriotas do Atlético de Madrid, Felipe e Renan Lodi – que chegaram praticamente juntos ao clube Colchonero, no início da temporada passada. Apesar de multicampeões por onde passaram, os dois ainda não conquistaram nenhuma taça oficial com a equipe Rojiblanca. Essa espera, no entanto, parece muito próxima do fim – com o Atlético precisando de uma simples vitória sobre o Real Valladolid, neste sábado (22), às 13h (de Brasília), em Mendizorroza. O título poderá ser concretizado, também, em caso de tropeço do Real diante do Villarreal CF no Alfredo di Stéfano, no mesmo dia e horário.

Em suma, a lista atualmente é liderada por Daniel Alves (seis taças), sendo seguido de perto por Marcelo (cinco); Roberto Carlos, Evaristo de Macedo, Adriano e Flávio Conceição (quatro); Rafinha Alcântara e Sylvinho (três); Canário, Giovanni, Rivaldo, Fábio Aurelio, Edmílson, Belletti, Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Maxwell, Thiago Alcântara, Douglas, Neymar, Philippe Coutinho e Casemiro (duas); Leivinha, Luís Pereira, Romário, Djalminha, Mauro Silva, Donato, Zé Roberto, Sávio, Ronaldo, Júlio Baptista, Emerson, Cicinho, Kaká, Miranda, Filipe Luís, Diego, Paulinho, Malcom, Arthur, Danilo, Éder Militão, Vinicius Jr. e Rodrygo (uma).

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo