Futebol Internacional

Com atuação de gala, brasileiros levam Shakhtar Donetsk às semifinais da Europa League

FOTO: DIVULGAÇÃO/EUROPA LEAGUE/UEFA

O Shaktar Donetsk goleou o Basel por 4 a 1, em partida válida pelas quartas de final da Europa League, na Veltins-Arena, na tarde desta terça-feira (11/8). Os gols do time ucraniano foram marcados pelos brasileiros Júnior Moraes, Taison, Alan Patrick e Dodô. Wolfswinkel descontou para os suíços. O resultado leva o Shakhtar às semifinais para o confronto contra a Inter de Milão.

                 

Começo avassalador

No primeiro ataque do Shakhtar na partida, o lateral Dodô arrancou pela direita e conseguiu um escanteio. Após a cobrança, Júnior Moraes aproveitou a falha na saída do goleiro e cabeceou no meio do gol para abrir o placar aos 2 minutos de jogo. No lance seguinte, o Basel quase empatou na finalização de Arthur Cabral, que passou rente à trave. A vantagem no placar deu tranquilidade ao Shakhtar Donetsk, que dominava a partida. De pé em pé, a bola era tocada até chegar em boas condições para o arremate. Aos 21 minutos, em rápido ataque pela esquerda, a bola cruzou toda a extensão da área e encontrou o meia-atacante Marlos. Livre de marcação, o brasileiro tocou para Taison, que bateu de primeira e contou com um desvio na zaga para ampliar a contagem.   

Tempero brasileiro

Regido por Marcos Antônio e Alan Patrick, o Shakhtar Donetsk era soberano. Pela esquerda, pela direita, por cima ou por baixo, a artilharia brasileira não dava sossego ao Basel, que estava perdido em campo. Com 10 finalizações, o time ucraniano poderia ter goleado no primeiro tempo.

Atacante Júnior Moraes
Júnior Moraes comemora gol marcado contra o Basel (Foto: Divulgação/Europa League/UEFA)

Tranquilo e favorável

Com a classificação praticamente garantida, o Shakhtar Donetsk diminuiu o ritmo na segunda etapa e permitiu um aumento na produtividade do ataque adversário. O Basel tentava, ou melhor, Arthur Cabral se virava como podia, mas não era suficiente para descontar o placar. Mesmo sem tanto esforço, o time comandado por Luís Castro chegava no ataque facilmente. Assim surgiu a jogada que terminou em pênalti sofrido por Taison aos 29 minutos. Alan Patrick, ex-Palmeiras e Flamengo, foi para a cobrança e marcou o terceiro. Em outra rápida troca de passes, o lateral Dodô apareceu livre pela direita para marcar o quarto, aos 43 minutos. Antes do apito final, ainda deu tempo para Wolfswinkel descontar o prejuízo do Basel. O atacante sequer comemorou o gol.

Agora restam quatro

Com a vitória sobre o Basel, o Shakhtar Donetsk avança às semifinais da competição, onde enfrenta a Inter de Milão, em jogo único, na próxima segunda-feira (17/8), às 16h. O vencedor do duelo decide o título da Europa League contra Manchester United ou Sevilla, que disputam a outra semifinal, também em jogo único.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo