Santos

Com dedo no atual elenco, Elano relembra Libertadores com ‘Ney e Ganso voando’ e elogia time de Cuca antes da final: ‘Tem DNA do Santos’

Créditos: Ricardo Saibun/ Santos FC

Como treinador, ex-meio-campista do Peixe subiu Sandry para o profissional e comandou Lucas Braga na Inter de Limeira

O meio-campista Elano, foi um dos nomes da última conquista do Santos FC na Libertadores, em 2011. O Peixe está às vésperas de decidir a América de novo, e o ex-jogador, presente no tento posterior do clube, relembrou esse momento com o Esportes News Mundo e falou sobre a final que ocorre neste sábado (31), entre Santos e Palmeiras, às 17h, no Maracanã.

                 

Para Elano, o elenco de 2011 tinha muita qualidade. “Neymar e Ganso ‘voando”, uma zaga forte, os laterais excelentes e, modéstia à parte, um meio-campo robusto. E a liderança do Muricy”, explicou ele, que concluiu dizendo que este grupo mereceu muito o título da Libertadores.

Elenco do Santos FC campeão da Libertadores em 2011
Elenco do Santos, campeão da Libertadores em 2011 (Créditos: Alexandre Battibugli)

Por ser uma competição que repercute no mundo todo, o ex-jogador considera a conquista da América um título que enrique o currículo e que pode até mudar os rumos na carreira de um atleta. Segundo ele, qualquer garoto quando se torna um atleta profissional sonha em disputar e ser campeão da Libertadores.

PARTICIPAÇÃO NO ELENCO FINALISTA NESTE ANO

Comparando o time do Tri, com o de hoje, Elano conceitua o elenco de 2011 como mais ‘cascudo’, devido a presença de jogadores que haviam disputado edições anteriores da competição, incluindo também a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo.

O atual plantel do Santos possui uma média de idade baixa, mas, segundo Elano, os garotos têm mostrado personalidade.

– Fico feliz pelo Sandry, que eu lancei no time profissional quando estava na comissão técnica do Santos, e pelo Lucas Braga, que eu levei para disputar o Paulistão do ano passado pela Inter de Limeira – disse o ex-jogador.

– Pela sua característica de jogo, de velocidade, buscar o ataque o tempo todo, vejo a equipe atual com o DNA santista – acrescentou ele.

Neymar e Elano na Libertadores em 2011
Neymar e Elano na comemoração do gol na Libertadores (Crédito: Reprodução/Santos FC)

Elano avalia a campanha do Santos na Libertadores como “excelente”, visto que o clube fez a segunda melhor campanha geral da primeira fase e, a partir do início do mata-mata, só teve uma derrota em casa para a LDU.  “Nas quartas e na semi, superou o Grêmio e o Boca com autoridade”, concluiu ele.

A Copa Libertadores da América será decidida neste final de semana entre dois brasileiros, Santos e Palmeiras. Elano acredita em uma decisão bastante equilibrada, avaliou os dois times e fez um alerta para que o Peixe jogue com atenção o tempo todo.

 – O Palmeiras conta com um elenco fortíssimo, já o Santos tem como principal característica o contra-ataque em velocidade e foi ganhando confiança pela maneira com que foi avançando pelas etapas. Como será uma final em jogo único, sem possibilidade de reverter eventuais falhas, é jogar com atenção o tempo todo – avaliou ele.

Um dos grandes nomes da trajetória do Santos para essa final da Libertadores é o técnico Cuca, que segundo Elano, soube extrair o melhor de cada jogador. “O trabalho realizado pelo Cuca é simplesmente espetacular.  Ele assumiu o time em um momento delicado do clube e, desde então, só houve evolução. Sua parcela nos méritos pela chegada da equipe à decisão é enorme”, finalizou o ex-jogador.

Santos chega à final inédita paulista na Libertadores
Jogadores comemoram gol contra o Boca Juniors na semifinal da Libertadores (Crédito: Sebastiao Moreira-Pool/Getty Images)

Para saber tudo sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo