Z - Futebol Agência ENM

Com dois gols de Messi, Barcelona goleia Getafe no Camp Nou pela La Liga

Lionel Messi e Barcelona
Bagu Blanco/Pressinphoto via Imago Images

Em jogo válido pela 32ª rodada da La Liga, o Barcelona recebeu o Getafe no Camp Nou nesta quinta-feira (22) e goleou a equipe de Madrid pelo placar de 5 a 2. Com um gol contra, um de Ronald Araújo, Griezmann e dois marcados por Lionel Messi, o time catalão chegou aos 68 pontos no Campeonato Espanhol e diminuiu a vantagem para o líder Atlético de Madrid.

Um primeiro tempo de Lionel Messi

O Barcelona começou o jogo com o seu ritmo natural. Partindo de um 3-2-5 com a bola e apresentando variações, o time teve a sua primeira chance clara de gol logo aos três minutos de jogo.

Griezmann partiu da esquerda para o meio e encontrou Messi na entrada da área. O argentino bateu colocado e a bola explodiu no travessão do goleiro Sória.

Porém, minutos mais tarde o Barcelona foi letal. O Getafe tentou surpreender a construção ofensiva do clube catalão e subiu os seus blocos de marcação. Busquets aproveitou e fez um passe de ruptura por dentro.

A bola encontrou Lionel Messi, que conduziu em campo aberto e bateu firme na saída do goleiro. 24 gols do camisa 10 argentino na La Liga.

Mas a alegria do Barcelona durou pouco. Aos 12 minutos, o Getafe conseguiu o gol de empate. Cucurella foi acionado pelo lado esquerdo e fez o cruzamento na pequena área. Angel Rodriguez fez o desvio, a bola bateu em Lenglet e morreu no fundo das redes. Tudo igual no Camp Nou.

Depois do gol de empate o Getafe voltou a adotar uma postura mais cautelosa. O time abaixou as suas linhas de marcação para explorar uma jogada em transição rápida. Já o Barcelona trocava passes na intermediária ofensiva e tentava achar os espaços no entrelinhas.

O time azul-grená tinha dificuldades para criar situações mais claras. Em fase defensiva, o Getafe fazia a recomposição com uma linha de cinco ou até mesmo com seis jogadores.

Entretanto, aos 28 minutos, o zagueiro Chakla foi recuar para o goleiro e mandou a bola direto para o fundo do gol. Vantagem para o Barcelona, e um gol que colocou em xeque toda a estratégia da equipe de Madrid.

Era inevitável não sentir o gol depois de apresentar uma boa proposta de jogo. E o Barcelona sabia muito bem como aproveitar esse momento. Mais uma vez ele apareceu. Lionel Messi. O argentino recebeu belo passe no lado direito e bateu de primeira. A bola explodiu na trave, mas na sobra o capitão do clube azul-grená completou para o gol vazio.

Segundo tempo: sofrimento do Barcelona e gols decisivos no final para garantir a vitória

No segundo tempo, o Barcelona veio com um ritmo mais lento. Controlando a partida. Mesmo com o domínio da posse, a equipe catalã não acelerava tanto o jogo e fazia o tempo passar.

O Getafe não tinha outra alternativa. Com uma sequência de seis jogos sem vitórias – quatro empates e duas derrotas – o time da capital espanhola teve que ir pra cima do clube azul-grená.

Para tentar reverter o estrago do primeiro temo, o Getafe tentou adiantar os seus blocos de marcação e dificultar a saída de bola do Barcelona.

E a estratégia chegou a dar certo. Depois de alguns minutos de pressão, Ronald Araújo cometeu pênalti aos 21 minutos da etapa complementar. Ünal foi para a batida e diminuiu o placar no Camp Nou.

O cenário começou a ficar preocupante para o Barcelona. O Getafe pressionava, tinha a bola e incomodava o time de Ronald Koeman na saída de bola. Tanto que os cules não finalizaram nenhuma vez à meta de Sória até os 30 minutos do segundo tempo.

No entanto, no momento em que o time conseguiu concluir, saiu o quarto e decisivo gol. Messi cobrou escanteio na cabeça de Ronald Araújo, que subiu mais alto do que a defesa do Getafe e mandou a bola para o fundo das redes. Um tremendo alívio para o time de Ronald Koeman, que sofreu na maior parte do segundo tempo.

Nos acréscimos, ainda deu tempo de Griezmann transformar o resultado em goleada. Depois de sofrer um pênalti, o francês foi para a cobrança e bateu forte no canto esquerdo de Sória para sacramentar a vitória do time de catalão.

Situação na La Liga:

Com o resultado, o Barcelona chega aos 68 pontos na La Liga e permanece na terceira posição com um jogo a menos. Já o Getafe amplia a sua sequência negativa. Agora são sete jogos sem vitórias para a equipe de Madrid, que continua na décima quinta posição com 31 pontos conquistados.

Agenda:

O Barcelona volta aos gramados no próximo domingo (25), às 11h15. A equipe catalã terá um duelo complicado diante do Villarreal fora de casa. Um pouco mais cedo, também no domingo, às 9h, o Getafe visita o Huesca.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo