Coritiba

Com eleições indefinidas, Coritiba pode ficar sem presidente depois de 17 de Dezembro

Foto: Coritiba

As eleições para a presidência do Coxa deveriam acontecer amanhã (12). Mas o Decreto Municipal 1600/202 proíbe assembleias, reuniões e congressos enquanto a bandeira indicativa do nível de alerta contra Covid-19 estiver na cor laranja, que representa risco médio. Dessa forma, a votação, que seria realizada de forma Drive Thru, foi adiada para 15 de Dezembro, numa terça-feira, de forma 100% virtual.

                 

A plataforma escolhida pela Comissão Eleitoral do Conselho Deliberativo foi a elejaonline.com, que não se comprometeu em evitar o voto de sócios falecidos cujos nomes ainda se encontram no quadro de associados. Diante da possibilidade de fraude, a Comissão Eleitoral convocou uma reunião extraordinária com as três chapas na quinta-feira (10), a fim de encontrar uma data e plataforma viáveis à realização das eleições.

Na reunião, as chapas Coritiba Responsável e União Coxa apoiaram o adiamento e contrárias à eleição online. Contudo, a chapa de Renato Follador, Coritiba Ideal, posicionou-se favorável à manutenção das votações na terça-feira (15), virtuais, pela plataforma contratada inicialmente.

E AGORA?

A Comissão Eleitoral do Conselho Deliberativo apresentou uma nova proposta: As eleições seriam adiadas para 16/01, e aconteceriam de forma presencial. Caso a Bandeira Laranja persista até a data e o Decreto Municipal inviabilize a votação, a data seria adiada outra vez, para 30/01, e as eleições seriam realizadas em formato online.

A chapa Coritiba Ideal posicionou-se contrária ao adiamento mais uma vez, e luta pelas eleições ainda no mês de Dezembro. Em nota, a chapa repudiou a proposta: — A alternativa de mudança configura-se como subterfúgio para ampliar o mandato da gestão atual. — Confira, abaixo, a nota na íntegra.

Imagem
Em entrevista ao portal ENM, Renato Follador ressaltou que confia na plataforma elejaonline.com e que não acredita na possibilidade de fraude. Foto: Coritiba Ideal

A nova proposta da Comissão Eleitoral deixa uma pergunta em aberto: o que acontece com a presidência do Coxa enquanto as eleições não são realizadas? O estatuto do clube prevê a troca de gestão em 17 de Dezembro, quando o mandato de Samir Namur chegaria ao fim. Mas, sem uma nova chapa para assumir, o cargo de Presidente do Coritiba deve ficar vago.

O Alviverde enfrenta uma briga política enquanto batalha para deixar a zona de rebaixamento, no meio do Brasileirão. A 14 rodadas para o fim do campeonato, o Coxa tem 21 pontos em 24 jogos, e não vence a seis partidas.

O Esporte News Mundo entrevistou os três candidatos à presidência do Coritiba, confira as sabatinas na íntegra logo abaixo:

Para saber tudo do Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo