Campeonato Cearense

Com estrela de Tinga, Fortaleza vence o Ceará na 1ª final do Cearense

Foto: Leonardo Moreira/FortalezaEC
— Continua depois da publicidade —

Em primeiro jogo da final do Campeonato Cearense 2020, o Fortaleza venceu o Ceará pelo placar de 2 a 1, na Arena Castelão, na noite desta quarta-feira (30). Bruno Melo e Tinga marcaram os gols da vitória leonina. Rafael Sóbis fez o tento alvinegro. Com o resultado, o Leão pode perder por até um gol de diferença que será campeão.

PRIMEIRO TEMPO

Etapa bastante disputada entre as equipes, com ambas criando boas chances para marcar. Em empate por 1 a 1, foram oito oportunidades, sendo quatro para cada lado.

Quando o Vovô parecia melhor, Bruno Melo abriu o placar aos 35 minutos. Juninho cobrou escanteio e o atleta cabeceou para abrir o marcar para o Leão. No lance, o lateral leonino chocou cabeça com cabeça com Bruno Pacheco. O jogador tricolor foi encaminhado ao hospital e o lateral alvinegro foi substituído.

Em desvantagem no marcador, o Ceará empatou já nos acréscimos, aos 50 minutos. Vina tocou para Leandro Carvalho que lançou rasteiro para Alyson. O lateral chutou cruzado na área e Rafael Sóbis, em posição legal, tocou para o fundo das redes.

SEGUNDO TEMPO

Com o Ceará se defendendo mais e o Fortaleza atuando no campo de ataque. As entradas de Wellington Paulista, que teve as principais chances em bolas aéreas, e Yuri César, que deu muita velocidade ao ataque, deram ao Leão a possibilidade de jogar no seu estilo de propor o jogo. As mudanças feitas por Guto Ferreira, seja por questão física ou por opção não surtiram efeito no ataque e acabaram fragilizando a marcação, ponto principal de seu time.

Na metade do período, Wellington Paulista e Tiago Pagnussat se enrolaram dentro da área, o camisa 9 tricolor caiu e ficou pedindo penalidade máxima. No entanto, após avaliar as imagens do VAR, o árbitro marcou falta de ataque do jogador leonino sobre o zagueiro alvinegro.

Quando a partida parecia que estava se encaminhando a um empate, Tinga apareceu para, mais uma vez, escrever seu nome na história de jogos decisivos do Fortaleza. Em bola cruzada na área, Tiago Pagnussat cabeceou para trás, mas bola sobra para Tinga encher o pé e fazer o gol da vitória do Tricolor do Pici aos 46 minutos do segundo tempo.

O resultado deixa o Fortaleza na vantagem para o jogo de volta, que acontece no próximo dia 21, e pode perder por até um gol de diferença que ainda assim se sagra campeão Estadual. Já o Ceará precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para conquistar o título.

DESTAQUES

Apesar da derrota, três jogadores no Ceará tiveram um grande destaque na partida: Tiago Pagnussat, Charles e Leandro Carvalho. O zagueiro foi muito bem em sua posição e chegou com perigo de surpresa no ataque algumas vezes. O volante foi autor de desarmes e estava sempre “cheirando o cangote” dos atacantes adversários em busca de roubar a bola. O atacante foi perfeito taticamente e ajudou bastante na marcação, já no no setor pouco criou. Fernando Sobral e Vina estiveram muito abaixo do que vêm jogando na Série A do Brasileirão.

Vencedor, o Fortaleza teve posturas diferentes nas duas etapas e teve Bruno Melo, que precisou sair logo no primeiro tempo, Tinga, Ronald e Paulão como principais nomes para o êxito. Os atacantes David e Osvaldo deixaram bastante a desejar, tanto que o camisa 11 foi substituído ainda no intervalo do confronto. Romarinho esteve bem marcado na primeira etapa, mas conseguiu mais no segundo tempo. Wellington Paulista e Yuri César entraram na reta final e criaram boas chances, deram mobilidade ao ataque.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

Ceará e Fortaleza voltam suas atenções ao Campeonato Brasileiro. O Vovô encara o Palmeiras, no Allianz Parque, às 19h do sábado, (03) enquanto o Leão recebe o Atlético Goianiense, às 18h15 do domingo (04), na Arena Castelão. Ambos os jogos serão pela 13ª rodada da Série A do Brasileirão.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

As últimas

To Top