Grêmio

Com Everaldo em campo, o Brasil conquistava o Tricampeonato

Divulgação/Grêmio

Há 50 anos, o Brasil conquistava o Tricampeonato Mundial no México. Em uma atuação de gala, a seleção deu show e goleou a Itália por 4 a 1. Assim, a equipe trouxe para o país em definitivo a taça Jules Rimet.

                 

O Brasil tinha uma geração de ouro, uma equipe que tinha cinco camisas 10: Gérson, Rivelino, Jairzinho, tostão ou Pelé poderiam tranquilamente utilizar a principal camisa da seleção.

A seleção brasileira de 1970 era uma constelação de craques, a escalação da final é uma prova disso: Félix; Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Rivelino, Jairzinho, Tostão e Pelé. Apenas Zagallo poderia ajeitar tantos gênios em campo.

O Campeão que virou estrela

O Lateral-esquerdo Everaldo foi o primeiro jogador do Grêmio a conquistar um título mundial com a seleção. O atleta ao retornar para o Tricolor, dias depois da conquista no México, foi homenageado com uma estrela dourada na bandeira do clube. Decisão aprovada no conselho deliberativo da instituição.

Everaldo foi convocado pela primeira vez em 1967, na época o lateral tinha apenas 23 anos. Pela seleção o jogador disputou 29 jogos (17 vitórias, 10 empates e 2 derrotas), participou da conquista da Copa Rio Branco, que foi disputada no Uruguai, disputou as eliminatórias e pelo seu bom desempenho conquistou uma vaga para a Copa do Mundo.

Pelo Grêmio o lateral disputou 374 partidas (venceu 212, empatou 108, perdeu 54 e marcou dois gols). No Tricolor, Everaldo conquistou três Campeonatos Gaúchos (1966, 1967 e 1968), participou do vice campeonato do “Robertão” em 67 quando o tricolor perdeu para o Palmeiras por 2 a 1.

Everaldo faleceu em 1974, devido a um acidente de trânsito. Seu carro colidiu com um caminhão carregado de arroz. O ex-jogador até foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo