Futebol Internacional

Com gol de Willian José nos acréscimos, Real Sociedad arranca empate com o Napoli e avança às oitavas na Europa League

Foto: Divulgação/Real Sociedad Fútbol

Em jogo de ataque contra defesa, Napoli e Real Sociedad empataram em 1 a 1 e se classificaram para as oitavas de final da Liga Europa, na tarde desta quinta-feira (10), no estádio Diego Armando Maradona. O time espanhol dominou o jogo durante quase os 90 minutos, mas saiu atrás no placar com um belo gol de Zielinski. Quando o duelo já parecia definido, o brasileiro Willian José mostrou oportunismo ao aproveitar a sobra na área e deixar tudo igual aos 47 minutos do segundo tempo. Com o empate, Napoli e Real Sociedad consolidam as duas vagas do Grupo F em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Visitante indigesto

A bola mal tinha começado a rolar quando o brasileiro Willian José, logo no primeiro minuto de jogo, obrigou o goleiro Ospina a fazer boa defesa. Com marcação alta e pressão na saída de bola, a Real Sociedad partia para cima do Napoli em busca da vitória, afinal, era o único resultado que garantiria a classificação do clube espanhol às oitavas da Europa League, sem depender do jogo entre Rijeka e AZ. Os italianos estavam perdidos em campo e, se não fosse pelo pé torto do meia-atacante Portu, teriam saído atrás no placar aos 18 minutos. Willian José foi lançado em velocidade e esperou o momento certo para deixar o companheiro de equipe sem goleiro, era o famoso “faz e me abraça”, mas Portu mandou para fora.

Quem não faz leva

Aos poucos, o Napoli tentava equilibrar a partida, mas não era o bastante para aliviar a pressão do adversário. Até que aos 34 minutos, na primeira jogada puxada por Lozano, o mexicano arrancou pela direita e tocou no meio para Zielinski, que viu sua finalização ser desviada e passar com perigo por cima do gol. Após a cobrança de escanteio, a bola foi afastada pela zaga e se ofereceu, mais uma vez, para Zielinski. O polonês dominou no peito e emendou um belo chute com a perna direita, abrindo o placar e marcando o primeiro gol do recém-nomeado estádio Diego Armando Maradona. Com 39% de posse de bola e apenas uma finalização na direção do gol, o Napoli terminava a etapa inicial em vantagem.

Ataque contra defesa

Com o resultado de momento, a Real Sociedad estava sendo eliminada e precisava de pelo menos um empate para seguir viva na competição. Eram de se esperar mais 45 minutos de pressão e foi exatamente isso que aconteceu. O time comandado por Imano Alguacil chegou a ter os 10 jogadores de linha posicionados no campo ofensivo. O capitão da equipe, Merino, quase marcou um golaço aos 8 minutos com um chute de fora da área, mas errou o alvo. As chances apareciam, mas por detalhe, a bola acabava sempre indo para fora.   Na área técnica, Gennaro Gattuso tentava empurrar seus atletas para o ataque na base do grito, mas o time continuava retraído na defesa. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Quiseram os Deuses do Futebol que o gol de empate e da classificação da Real Sociedad saísse aos 47 minutos da segunda etapa, em lance de oportunismo do atacante Willian José. Após falha da zaga do Napoli, a bola sobrou limpa no pé direito do brasileiro, que se ajeitou e estufou as redes de Ospina. Depois do empate, os minutos que antecederam o apito final serviram mais como contagem regressiva para a comemoração das duas equipes do que qualquer outra coisa.

Agenda

O próximo compromisso do Napoli é contra a Sampdoria, em casa, pela 11ª rodada do Campeonato Italiano, no domingo (13/12), às 11h. No mesmo dia, a Real Sociedad recebe o Eibar, no estádio Anoeta, às 10h, pela 13ª rodada da La Liga.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo