Neste domingo (4), a França derrotou a Polônia por 3 a 1, no Estádio Al Thumama, no Qatar, em duelo das oitavas de final da Copa do Mundo. Giroud e Mbappé (duas vezes) marcaram os gols da Seleção Francesa, enquanto Lewandowski fez para os poloneses. Com o resultado, os franceses se classificaram para as quartas de final da competição.
A França terá pela frente o classificado do confronto entre Inglaterra e Senegal, que se enfrentam também neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Al Bayt, em Al Khor, no Qatar.
O jogo
Primeiro tempo
A França começou a partida no ataque. Aos três minutos, em cobrança de escanteio de Griezmann, Varane cabeceou na pequena área com perigo, mas a bola passou por cima do travessão. Aos 12, a Seleção Francesa voltou a levar perigo, o meio-campista Tchouaméni arriscou de fora da área e Szczesny espalmou para escanteio. Aos 16, os franceses chegaram novamente com uma finalização de fora da área, Dembélé arriscou, mas o goleiro polonês defendeu com segurança. Aos 20, a Seleção Polonesa finalmente levou perigo, Lewandowski chutou de fora da área e a bola passou ao lado da trave do gol defendido por Lloris. Aos 28, após erro do defensor polonês, Griezmann tocou para Dembélé, que invadiu a área e cruzou para Giroud, que sem goleiro, finalizou de carrinho para fora do gol. Mas para a sorte do centroavante, a arbitragem assinalou impedimento de Dembélé.
Aos 35, Mbappé fez grande jogada pela esquerda e finalizou para boa defesa de Szczesny. Aos 37, a jogada mais perigosa da partida, Bereszynski cruzou rasteiro, a bola desviou e sobrou para Zielinski, que finalizou forte da marca do pênalti e Lloris fez grande defesa, no rebote o próprio Zielinski finalizou e Theo Hernández rebateu, a bola sobrou para Kaminski, que finalizou e Varane tirou em cima da linha, salvando novamente os franceses. Quem não faz leva. Aos 43, Giroud recebeu de Mbappé e chutou cruzado de pé esquerdo na saída de Szczesny e abriu o placar para a França. Aos 45, a Polônia respondeu, após cruzamento de Cash, Kaminski finalizou, a bola desviou na defesa francesa e bateu na rede pelo lado de fora.
A primeira etapa teve a França com mais chances de gol, porém, a Seleção Polenesa levou grande perigo ao gol defendido por Lloris e, assim, também poderia ter marcado. Na sua proposta de jogo, a Polônia estava tendo sucesso, mas sofreu o gol no fim do primeiro tempo e foi para o intervalo perdendo por 1 a 0.
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo – Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Segundo tempo
A França começou a segunda etapa levando perigo ao gol polonês. Aos dois minutos, Griezamann cobrou uma falta lateral em direção ao gol, para que algum companheiro desviasse, mas ninguém tocou na bola e o goleiro polonês espalmou. Aos 11, Mbappé recebeu na esquerda, levou para o meio e finalizou, a bola desviou em Krychowiak e saiu perto do gol, levando grande perigo. Aos 20, Koundé foi para linha de fundo e cruzou rasteiro para Giroud, pressionado pelos adversários, o centroavante finalizou para fora. Aos 28, em um contra-ataque, Dembélé recebeu de Giroud e abriu na direita para Mbappé, o craque franceses finalizou forte no canto de Szczesny e marcou um golaço para a França. A partir do segundo gol, a Seleção Polonesa sentiu e quase não atacou mais. E, aos 45, Thuram foi para a linha de fundo e cruzou para trás, Mbappé dominou e finalizou forte cruzado, Szczesny ainda tocou nela, mas não conseguiu evitar o terceiro gol da França. Aos 51, a bola bateu no braço de Upamecano, após revisão no VAR, o árbitro marcou pênalti para a Polônia, Lewandowski bateu e Lloris defendeu, mas o juíz mandou voltar, pois houve invasão na área no momento da cobrança. Na segunta tentativa, Lewandowski cobrou com categoria, deslocando o goleiro francês.
Destaque
Mbappé deu muito trabalho para os defensores poloneses. O camisa dez marcou dois gols e, assim, chegou ao seu quinto gol nesta edição e ao seu nono em Copas do Mundo. Além disso, Mbappé se tornou artilheiro isolado da competição.
A França volta a campo no sábado (10), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Al Bayt, em Al Khor, Qatar, contra Inglaterra ou Senegal, em partida válida pelas quartas de final da Copa do Mundo.