Futebol Internacional

Com formato diferente, Campeonato Argentino iniciará em setembro

Foto: Reprodução/River Plate

O Campeonato Argentino está próximo de retornar. Após reunião na AFA nesta quinta-feira (27), ficou decidido que o torneio poderá voltar em setembro, entretanto ainda é necessária a aprovação do governo. Ainda que a competição inicie em setembro, a Associação de Futebol Argentina pretende conhecer seu campeão ainda em 2020. Para isso reformulou completamente o campeonato, segundo o jornal Olé, o torneio vai se chamar Copa de la Liga Profesional de Fútbol 2020 e contará com as 24 equipes que disputariam normalmente o campeonato.

Novas regras

Antes da paralisação do futebol por conta da pandemia de Covid-19, o Campeonato Argentino era disputado por meio do sistema de pontos corridos, entretanto, isso mudou por conta do pouco tempo para a realização do torneio. Em 2020, os 24 clubes que disputam o campeonato, serão divididos em 6 grupos, com quatro equipes cada. Os grupos serão divididos com base em sorteio, que contará com quatro potes, são eles:

  • Os cabeças de chave: Boca Juniors , River Plate, Independiente, Racing, San Lorenzo e Velez.
  • Os de La Plata e Santa Fé: Estudiantes, Gimnasia de La Plata, Rosário Central, Newell’s, Colón e Unión.
  • Os do interior: Aldosivi, Godoy Cruz, Patronato, Talleres, Atlético Tucumán e Central Córdoba.
  • Os da área metropolitana de Buenos Aires: Argentinos Juniors, Huracán, Lanús, Banfield, Defensa y Justicia e Arsenal.

Após sorteio e formação dos grupos, os times se enfrentarão entre si, sendo seis jogos (três de ida e três de volta), uma maneira similar ao que acontece na primeira fase da Libertadores. Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para a segunda fase, chamada de “Campeão da Copa 2020”. Os dois últimos de cada grupo também se classificarão, mas para a “Complementação da Copa 2020”.

Terminada a primeira fase, os 12 times classificados para o “Campeão da Copa 2020”, serão divididos novamente, dessa vez em dois grupos com seis clubes cada. As equipes jogarão entre si, em jogos únicos. Os dois primeiros de cada grupo disputarão a grande final, em campo neutro. O campeão conquistará a vaga para a Libertadores 2021.

Já os classificados para a “Complementação da Copa 2020”, passarão por um processo semelhante. Divididos em dois grupos com seis clubes cada, disputarão entre si, o dois primeiros se classificam para a final, realizada em campo neutro. O vencedor conquista a vaga para a Copa Sul-Americana 2021.

Por conta da nova regulamentação, não haverá rebaixamento, tampouco contará para o sistema promédios, utilizado normalmente no campeonato. A AFA planeja iniciar o torneio em 27 de setembro e finalizá-lo em 13 de dezembro.

Para saber tudo sobre o Futebol Argentino, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo