Atlético-MG

Com o melhor ataque do Mineiro, Atlético pode aumentar disparidade de gols na história do clássico contra o Cruzeiro

Foto: Bruno Cantini / Atlético

Atlético e Cruzeiro se enfrentam pela primeira vez no ano do centenário do clássico neste domingo (11). O jogo marca o duelo do melhor ataque do Mineiro, Atlético com 20 gols marcados, e a melhor defesa, Cruzeiro com apenas três gols sofridos. Em toda a história do clássico, o alvinegro leva a melhor com 80 gols a mais marcados sobre o rival.

No Mineiro 2021, o Atlético já aplicou algumas goleadas, como 4 a 0 sobre o Uberlândia e 3 a 0 contra URT e Coimbra. O artilheiro do time são Nacho Fernandez e Marrony, com três gols. O meia argentino foi até poupado da última partida para chegar 100% no clássico. Já o atacante perdeu espaço com a volta de Keno e não atua mais com tanta frequência, mesmo assim pode ser um arma de Cuca para furar o bloqueio cruzeirenses. Além dos artilheiros, o Galo conta um grande poderio ofensivo, com Keno (artilheiro da última temporada), Savarino, Hulk, Vargas e, quem sabe, Diego Tardelli, que está se recuperando de lesão e pode estar ao menos no banco contra a Raposa. O atacante tem o clube celeste como um de seus principais alvos na carreira e é um dos maiores artilheiros do clássico com 9 gols marcados.

Apesar do Cruzeiro ter sofrido apenas três gols, o Galo tem alguns pontos que podem animar o time. O primeiro é que o principal zagueiro do clube celeste, Manoel, não jogará a partida pois pediu para ser negociado. O segundo ponto é que em todos os jogos que o Cruzeiro sofreu gol, ele não venceu a partida: 1×1 vs Uberlândia, 0x1 vs Caldense e 0x1 vs América. Ou seja, marcar um gol pode significar que o Galo, pelo menos, não perderá a partida. Além disso, a Raposa só fez mais de um gols em duas ocasiões: 2×0 contra Coimbra e URT.

HISTÓRICO
No histórico geral do confronto divulgado pelo Atlético (há uma pequena divergência entre os números oficiais dos clubes), o Galo venceu 207 dos 514 clássicos disputados até aqui, sendo mais 170 vitórias do Cruzeiro e 137 empates. No quesito bola na rede, são 727 gols do alvinegro contra 647 da Raposa, ou seja, 80 gols a mais. Um dos jogos que ajuda o Galo a estar tão a frente é a histórica goleada por 9 a 2, que significa poucos mais de 1% dos gols alvinegros no confronto. O maior artilheiro é o atacante Guará, com 26 gols, que atuou pelo Galo nas décadas de 30 e 40.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo