Corinthians

Com paralisação do Campeonato Paulista, Corinthians pode zerar seu departamento médico

Léo Santos se prepara para deixar o departamento médico do Corinthians
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Por conta dos números elevados de contaminações e mortes pela Covid-19, o governador João Doria decretou, no último dia 15 de março, que o estado de São Paulo está em fase emergencial, limitando as atividades não-essenciais, entre elas, o futebol. 

Apesar do time corinthiano ter atuado na última semana, com a continuação da proibição de eventos esportivos até o dia 11 de abril e as tentativas de viabilização das partidas por parte da FPF — Federação Paulista de Futebol — sendo frustradas, as equipes paulistas não sabem ao certo quando voltaram a atuar pelo Campeonato Paulista.

Ainda que a bola não esteja rolando, os trabalhos nos centros de treinamento estão liberados e os clubes vão treinando, mantendo a forma física e tendo um tempo de preparação que, por conta da sequência de jogos da temporada, por muitas vezes não possuem normalmente. Tanto que, em vídeo divulgado na última terça-feira (30) pela assessoria corinthiana, Mancini admite que espera tirar proveito dessa pausa.

Além do Corinthians poder treinar e tentar recuperar as boas atuações, que decaíram mesmo com a manutenção da invencibilidade que chega a nove jogos, o treinador corinthiano poderá ter gratas novidades quando os jogos voltarem a acontecer.

Recuperações a todo vapor

Durante o Brasileirão de 2020, o Timão perdeu três atletas por conta de rompimento de ligamento cruzado anterior de um dos joelhos, que foram parar no departamento médico. O primeiro foi o meia Ruan Oliveira.

Recém-promovido aos profissionais, o jovem havia sido o camisa 10 do Timãozinho na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020 e foi chamado para integrar os profissionais pelo então técnico, Tiago Nunes. Depois da pausa por conta da pandemia, o garoto estreou pelo Alvinegro paulista contra o Atlético-MG e engatou uma sequência de quatro partidas, a última delas como titular contra o Fortaleza, porém, veio a lesão.

No dia 1º de setembro, em um treino, Ruan rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e foi submetido à cirurgia. Após meses de recuperação e fisioterapia, o meia já participou de alguns treinos e aprimora a parte física para voltar a atuar.

Ruan Oliveira participando de treinamento - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Ruan Oliveira participando de treinamento – Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Um mês depois, Danilo Avelar também teve o mesmo problema, dessa vez no joelho direito, e entrou para a lista do departamento médico. No clássico contra o Santos na Neo Química Arena, depois de marcar o gol corinthiano no empate em 1 a 1, o zagueiro dividiu uma bola com Lucas Lourenço, já nos minutos finais da partida, e acabou sentindo a contusão.

O camisa 35 vinha sendo titular absoluto em 2020 em uma nova posição, deslocado para jogar como companheiro de Gil na defesa, e teve essa sequência interrompida. Atualmente, Avelar aparece fazendo trabalhos de força na academia e caminhando no gramado, aparentando ser o jogador que deverá levar mais tempo para voltar aos gramados dos que estão lesionados por ainda precisar retomar as atividades com bola e o condicionamento físico.

Danilo Avelar aprimorando parte física para voltar a atuar – Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Outro que teve um bom momento interrompida pelo rompimento de ligamentos do joelho, no seu caso, o esquerdo, foi Gustavo Mantuan. Lançado no time profissional pelo técnico interino Dyego Coelho, o meia vinha em uma crescente e chegou até a marcar um gol, contra o Vasco.

Essas boas atuações renderam-lhe uma convocação para um período de treinos com a Seleção Brasileira sub-20 e nessa oportunidade o pior aconteceu. Em um amistoso contra o próprio Corinthians sub-23, ao tentar fazer um cruzamento, o garoto sofreu a lesão.

E pior, essa não foi a primeira vez que Mantuan rompeu o ligamento e teve que receber os tratamentos do departamento médico. Em 2019, o jovem já havia tido o mesmo problema na mesma perna e, no anterior, teve também a mesma lesão no outro joelho. Meses depois, o meia já aparece caminhando no gramado e dá indícios que está na fase final de tratamento para começar a transição para os trabalhos no campo e retomada da parte física.

Mantuan corre no gramado e se prepara para deixar o departamento médico
Mantuan corre no gramado do CT Joaquim Grava – Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O último nome da lista de machucados que compõem o departamento médico do Timão é Léo Santos. O zagueiro, ao mesmo tempo que vive um drama um pouco maior que seus companheiros, parece ser o mais próximo a voltar a jogar.

Sem atuar por mais de dois anos por conta de duas lesões no joelho, uma tendinite patelar e uma fratura, além de atrofia muscular (perda de tecido), o jogador está todo esse tempo afastado dos gramados.

Após recuperar-se dessa última lesão, o defensor voltou a aparecer em treinamentos no último mês. Apesar de ser descrito como lesionado por um problema no músculo adutor da coxa no material divulgado pela assessoria do Corinthians antes do duelo contra o Retrô-PE, Léo vem aparecendo regularmente nas atividades dos últimos dias e parece já estar apto para jogo.

Agora, depois de sete meses, o departamento médico alvinegro tem a possibilidade de ficar vazio e Mancini, caso isso se concretize, poderá ter à sua disposição todos os atletas do elenco para montar a equipe mais adequada, em sua opinião, para os próximos confrontos.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo