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Com público reduzido nos estádios e supremacia do Bayern em campo, Bundesliga aposta na tecnologia para seguir crescendo

Foto: Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images

Craques mundiais, grandes revelações e a maior média de público entre as principais ligas da Europa. Por esses motivos, a Bundesliga se tornou um dos campeonatos mais atrativos do mundo do futebol e faturou mais de € 4,2 bilhões na temporada 2018/19. Por outro lado, sofre certa desconfiança por ser o “torneio de um só campeão” (o Bayern de Munique conquistou o título nos últimos oito anos) e, devido à pandemia do coronavírus, perde também a atmosfera apaixonante das arquibancadas, um dos seus maiores ativos.

Para superar esses problemas e seguir crescendo, a Bundesliga aposta em um outro ramo do negócio, que vem recebendo atenção desde a última década e já colhe os frutos dos investimentos: a tecnologia e a inovação. Além do VAR e da tecnologia da linha do gol, que afetam diretamente o jogo, a liga foi pioneira em diversas outras ações que não interferem no andamento da partida, mas são igualmente relevantes. São, por exemplo, câmeras 360º, que não deixam escapar nenhum detalhe, transmissões em tela vertical, mais adequadas para os celulares, e aplicativos com Inteligência Artificial, que disponibilizam dados das partidas em tempo real. Tudo para melhorar a experiência de quem assiste aos jogos do sofá de casa.

De acordo com Andreas Heyden, vice-presidente de inovação digital da Bundesliga, são esses torcedores, espalhados por todos os continentes, que demandam tanto esforço. Em entrevista à casa de apostas online Betway Esportes, ele reafirmou a importância dos investimentos em tecnologias para mídias. “99,9% dos torcedores da Bundesliga nunca irão ao estádio. Temos 500 mil pessoas indo aos estádios e milhões ao redor do mundo”, disse. Com o agravante da pandemia e a consequente redução da capacidade das arenas, essa declaração se mostra ainda mais verdadeira na temporada atual.

Para tornar isso possível, a Bundesliga tem uma estratégia clara e diferente das outras ligas: controlar toda a cadeia de produção das transmissões das partidas. A DFL, liga de futebol alemã, conta com quatro empresas subsidiárias, que realizam todo o trabalho internamente, desde a geração de dados, passando pela transmissão e produção de conteúdo até a parte de vendas. Isso é essencial para garantir a eficiência do processo e permitir que as inovações sejam implementadas sem tanta burocracia.

E a Bundesliga já vem colhendo os frutos por esse trabalho. No início de 2020, venceu concorrentes como a NBA e o WWE e recebeu um prêmio de prestígio pelo teste da tecnologia 5G durante uma partida em setembro de 2019. Com essa inovação, que será implementada em todos os estádios da liga nos próximos anos, será possível fornecer aos torcedores estatísticas avançadas – como a Expectativa de Gols e a velocidade de cada jogador – em tempo real, durante as transmissões e no aplicativo oficial da Bundesliga. No infográfico abaixo, publicado pelo time da Betway, é possível entender como esses dados são produzidos pelas imagens e chegam até as mãos do público.

Infográfico: Reprodução/Betway

Dessa forma, em termos de faturamento, a Bundesliga se consolida como a segunda maior liga do futebol mundial, inclusive na frente da badalada La Liga, da Espanha, e apenas atrás da inglesa Premier League. Mesmo com as incertezas causadas pela pandemia, já se mostrou preparada para o prejuízo da ausência torcida nos estádios e fechou o novo contrato de transmissão pelo valor de € 4,4 bilhões, apenas 200 milhões a menos que o contrato anterior.

É verdade que ainda não é possível controlar o que acontece em campo, e o título tem grandes chances de ficar com o Bayern pelo nono ano consecutivo. Mas, por meio da tecnologia, a Bundesliga nos revela que o futebol se tornou um negócio muito além do que acontece dentro das quatro linhas. É preciso inovar e ser pioneiro para se destacar. E, nesse quesito, eles só têm marcado golaço.

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