Futebol Internacional

Com recorde histórico, Inglaterra vence a Alemanha e conquista a Eurocopa feminina

Photo by Mike Hewitt/Getty Images
Photo by Mike Hewitt/Getty Images

A histórica final da Eurocopa feminina de futebol foi um jogo aberto e muito equilibrado entre a Alemanha e a Inglaterra, que exorcizou o fantasma da Euro de 2020 em que os ingleses perderam no mesmo Wembley para a Itália nos pênaltis. As mulheres deram para Inglaterra uma nova conquista no futebol, algo que não vinha desde 1966. Dentro de campo, 2 a 1 para as inglesas com Toone e Kelly marcando para as donas da casa, enquanto Magull diminuiu para as alemãs.

Ainda no aquecimento a Alemanha não pôde contar com sua artilheira, Popp, crucial nas jogadas áreas, que acabou acusando um desconforto muscular. Dos 6 gols da atacante, 4 foram de cabeça, as alemãs possuem um forte jogo áereo que sentiu muito a ausência da jogadora.

A Inglaterra emplacou uma marcação pressão e imprimiu duas finalizações em 5 minutos de jogo, aproveitando dos espaços deixados pela marcação alta alemã. Logo aos 3′ com o cabeceio perigoso de White no lançamento de Hemp.

Com Bronze pelo lado direito, as inglesas anularam o lado esquerdo do ataque alemão e acionaram com certo perigo os lançamentos para a área da goleira Frohms. Aos 18′ Bronze cabeceou como manda o manual mas a arqueira alemã estava acordada e realizou a defesa.

Aos 25′ o lance mais polêmico do primeiro tempo, em um bate e rabate na área inglesa após escanteio batido pelos alemãs, uma parede de jogadoras com camisas brancas impediram o gol alemão. Houve reclamação mas o VAR orientou a não marcar nada.

Na parte final da primeira etapa, a Alemanha conseguiu encaixar a marcação alta e faz com que as inglesas fiquem mais receosas em subir. Aos 38′ a velocidade de Bronze encontrou White na entrada da área, mas a atacante desperdiçou a melhor chance da primeira etapa.

Segundo tempo totalmente aberto

A entrada de Wasmuth mudou o jogo, logo no primeiro lance do segundo tempo a jogadora parou na frente de Earps. A goleira inglesa começou a ser mais acionada no jogo devido a melhora alemã. As linhas ofensivas da equipe visitante começaram a incomodar a defesa da Inglaterra que começou a errar suas saídas de bola.

Em desses erros da defesa inglesa, começou-se a desenhar ótimas jogadas para a Alemanha. Com as linhas altas, a Inglaterra encontrou uma bola longa para Ella Toone, a atacante encobriu sem piedade a goleira Frohms e fez 1×0, em um momento na qual as alemãs estavam melhores.

A resiliência alemã foi vital para que o jogo continuasse aberto mesmo com a vantagem inglesa. Aos 65′ Magull parou na trave e viu Schüller desperdiçar uma chance com o gol praticamente vazio. Com o volume de jogo alemão crescendo, as inglesas passaram a jogar mais defensivamente.

Coube a Magull, a melhor jogadora alemã na partida, se infiltrar na área e empatar o jogo no estádio de Wembley no minuto 78′. A festa da torcida da Alemanha foi tanta que silenciou o grito inglês. A Alemanha martelou para encontrar o gol de virada mas não conseguiu evitar a prorrogação.

Inglesas repetem feito de 1966

Photo by Michael Regan/Getty Images

A prorrogação da Eurocopa foi muito disputada entre as equipes, a primeira etapa foi de domínio alemão. Em um jogo de ataque contra defesa, a Alemanha imprimiu 5 finalizações e não conseguiu arrancar o gol que poderia levar o título para Berlim.

O cansaço inglês era visível, e as alemãs se aproveitaram disso imprimindo uma pressão enorme na defesa da equipe mandante. Mesmo com a blitz, a Inglaterra se salvava como dava e resistia as subidas de Magull.

Mas o destino quis que Chloe Kelly, uma jogadora que tem a confiança da treinadora, Sarina Wiegman, entrasse e definisse após uma bobeada monstra da defesa alemã o gol de alívio em Wembley aos 110′, evitando o sofrimento dos pênaltis e revivendo o trauma da Copa de 1966, em que os alemães perderam para a equipe inglesa em Wembley na prorrogação.

Jogo equilibrado e recorde histórico

Photo by LINDSEY PARNABY/AFP via Getty Images

Desde o inicio da partida, os números foram frios e bem calculados entre inglesas e alemãs. Durante 105 minutos de bola rolando, a posse de bola seguiu entre 52% x 48% e em dados momentos com 50% x 50%. Algo que se refletiu em campo durante o confronto aberto entre as duas equipes.

Nem a Inglaterra, nem a Alemanha desejaram ficar observando o jogo. As alemãs finalizaram mais vezes, fora 19 com 8 delas em direção ao gol enquanto os ingleses chutaram 11 vezes com 9 endereçado a baliza defendida por Frohms.

As linhas altas alemãs sofreram com as bolas longas em velocidade lançadas para Hemp e Toon que disparavam nas costas das laterais, porém, o encaixe da marcação alta dos visitantes provocou enormes dificuldades para a defesa inglesa.

E coube a torcida comemorar não apenas o título histórico mas o recorde de público, foram 87.192 presentes, o maior número atingido em uma final de Eurocopa contemplando a competição masculina e a feminina. O recorde anterior era de Espanha x União Soviética cujo 79 mil torcedores puderam ver o primeiro título europeu espanhol.

Essa foi a maior final de uma competição europeia do futebol feminino, entre os milhares de torcedores presentes no estádio, era possível ver uma multidão de profissionais de imprensa que se dedicaram a cobrir a Eurocopa.

Essas e outras notícias das competições europeias você acompanha pelo Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo