Futebol Internacional

Com show de Bergwinj, Holanda vence Dinamarca em amistoso; Eriksen marca pela primeira vez depois de sofrer parada cardíaca

Foto: John Thys / AFP via Getty Images

Em jogo animado e histórico, a Holanda venceu a Dinamarca por 4 a 2, neste sábado (26), na Johan Cruijff Arena. O confronto amistoso faz parte da preparação das duas seleções para a Copa do Mundo do Catar, em novembro. As duas equipes já garantiram uma vaga no Mundial e as próximas “Data FIFA” serão importantes para alguns jogadores mostrarem o porquê devem estar na lista final de convocação.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

A partida marcou um momento histórico para um jogador, em especial: Christian Eriksen. O meia dinamarquês marcou seu primeiro gol desde que sofreu uma parada cardíaca durante jogo contra a Finlândia na Euro 2020. O camisa 10 precisou de apenas dois minutos em campo para marcar. Além dele, Bergwinj (duas vezes), Aké e Memphis marcaram para a Holanda; Vestergaard também deixou seu gol pela Dinamarca.

1º TEMPO

A Holanda dominou as ações no primeiro tempo. Com toques de bola rápido no meio campo e boa movimentação do trio Bergwinj, Memphis e Berghuis, a Laranja Mecânica criou boas oportunidades no ataque. Aos 12’, o camisa 7 recebe na entrada da área, cortou a marcação de Vestergaard e chutou colocado para grande defesa de Schmeichel. Enquanto os holandeses tinham volume de jogo, a Dinamarca permanecia fechada na defesa e buscava, sem sucesso, explorar os contra-ataques.

De tanto insistir, o gol saiu. Aos 16’, Blind recebeu na esquerda e fez cruzamento perfeito na cabeça de Bergwinj para abrir o placar. Com o que havia produzido até o momento e a vantagem, a expectativa era de que a Holanda construísse um placar mais elástico nos minutos seguintes. Mas o futebol é apaixonante, também porque é imprevisível. Aos 19’, Maelhe recebeu no bico esquerdo da grande área e cruzou para Vestergaard cabecear firme e empatar o jogo, na primeira chegada da Dinamarca ao ataque.

+ Harry Kane marca e Inglaterra vence Suíça por 2 a 1 em amistoso

A Holanda não sentiu o gol de empate e voltou a sufocar a Dinamarca. Aos 21, Berghuis quase aproveitou uma bobeada da zaga dinamarquesa para colocar sua equipe à frente, mas Schmeichel evitou o gol com o pé esquerdo. Ao 27’, nova jogada do camisa 11 holandês: depois de tabela com Frenkie de Jong, ele foi travado por Nelsson no momento da finalização e a bola saiu para escanteio. Na cobrança curta, o gol: Berghuis achou Aké na pequena área, o zagueiro subiu livre e fez o segundo da Holanda.

A seleção da casa seguiu no seu ritmo de ataque e mantinha o controle da partida. Aos 35’, mais uma jogada com participação de Berghuis e Bergwinj. Os dois tabelaram dentro da área, o camisa 11 foi derrubado por Vestargaard e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Memphis bateu no meio do gol e ampliou a vantagem para 3 a 1. Sem reação, a Dinamarca acompanhou a Holanda tocar a bola no campo de ataque até o fim do primeiro tempo.

SEGUNDO TEMPO  E O GOL HISTÓRICO

Antes da bola rolar para o segundo tempo, um momento histórico veio da beira do campo. A placa com o número 10 subiu na Johan Cruijff Arena. Christian Eriksen estava de volta à Seleção da Dinamarca, nove meses depois de ter sofrido uma parada cardíaca durante a partida contra a Finlândia pela Euro 2020. O jogador renascia dentro do estádio que foi sua casa desde os seus primeiros toques na bola, quando atuava pelas divisões de base do Ajax e, na sequência, na equipe profissional.

Eriksen comemora seu primeiro gol desde que sofreu uma parada cardíaca na Euro 2020. Foto: Maurice Van Steen / ANP / AFP via Getty Images

Com os torcedores de pé, Eriksen foi ovacionado pelo público e celebrado pelos jogadores em campo. No banco de reservas da Holanda, o técnico Louis van Gaal aplaudia o craque dinamarquês. O árbitro deu início a segunda etapa e a coroação do meia de 30 anos veio logo aos 2’. Em ótima jogada pela esquerda, Olsen foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Eriksen acertar um belo chute de primeira no ângulo e marcar o seu primeiro gol no retorno ao futebol. Momento mágico em Amsterdã e digno de aplausos de pé por todos os torcedores presentes no jogo.

O gol deu ânimo à seleção da Dinamarca que passou a ter mais a posse de bola e chegar com perigo ao gol de Flekken. Aos 20’, Olsen invadiu a área, chutou cruzado e quase empatou a partida. O balde de água fria, no entanto, veio aos 26’: Bergwinj avançou pela esquerda até a entrada da área, cortou para a perna direita e finalizou colocado no ângulo de Schmeichel para fazer seu segundo gol na partida.

A seleção dinamarquesa tinha em Eriksen a esperança por um jogada que colocasse a equipe de volta no jogo. E o camisa 10 quase marcou mais uma vez. Aos 30’, ele fez o domínio com um giro e já tirando da marcação, e soltou uma bomba que explodiu na trave esquerda de Flekken, que só torceu. Apesar da finalização perigosa, os dinamarqueses não conseguiram manter a pressão no ataque e a Holanda voltou a ter a posse de bola até o apito final do árbitro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo