Futebol Internacional

Com surpresas e decepções, Copa Africana tem jogos das oitavas definidos

FOTO: DANIEL BELOUMOU OLOMO/AFP via Getty Images

A Copa Africana de Nações teve sua fase de grupos encerrada na última quinta-feira (20), e vai entrar agora no momento mais decisivo do torneio continental. Com algumas surpresas e até mesmo decepções, os confrontos da fase de oitavas de final foram definidos e reservam algumas emoções, além de confrontos bastante aguardados. O início da disputa dos jogos de mata-mata estão previstos para o próximo domingo (23).

Ao todo a fase inicial contou com 24 seleções divididas em seis grupos, sendo que 16 (considerando os quatro melhores terceiros colocados) garantiram vaga à fase de oitavas de final. Mesmo com a maioria das seleções conquistando um epsço na disputa decisiva, algumas decepções acabaram acontecendo, como foram os casos de Argélia e Gana, que não se classificaram.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A Argélia, atual campeã da competição, aparecia como uma das favoritas, mas terminou na lanterna do grupo E, que ainda tinha Costa do Marfim, Guiné-Equatorial e Serra Leoa. O argelinos, guiados pelo craque Riyad Mahrez, do Manchester City, marcaram apenas um gol na competição e ficaram marcados pela derrota para a modesta seleção de Guiné-Equatorial.

Já a seleção de Gana, que contava com astros da Premier League como Thomas Partey, do Arsenal, e Daniel Amartey, do Leicester, também acabou em último, mas no grupo C, que ainda contava com Marrocos, Gabão e Comores. Aliás, a derrota para Comores, na última rodada, marcou a atuação irregular da seleção de Gana, que conseguiu somar apenas um ponto nos três jogos disputados.

Além da decepção de Gana, o grupo C também apresentou uma das grandes surpresas com a classificação da seleção de Comores. Pela primeira vez na disputa da Copa Africana de Nações, a equipe conseguiu classificação para a fase de oitavas de final como a quarta melhor terceira colocada, tendo somado três pontos, justamente na vitória sobre a tetracampeã Gana.

Burquina Fasso (grupo A), Malawi (grupo B), Guiné-Equatorial (grupo E), Mali e Gâmbia (ambas grupo F), também foram as seleções que conseguiram se destacar de maneira positiva durante a fase de grupos da Copa Africana de Nações e garantiram suas classificações.

As oitavas de final

Além das decepções e surpresas, a Copa Africana também apresentou as classificações já esperadas, como foram os casos de Camarões, Senegal, Marrocos, Nigéria, Egito e Costa do Marfim, que são agora as seis seleções que despontam como as grandes favoritas ao título da atual temporada. No entanto, o sorteio já colocou um confronto direto entre as favoritas Costa do Marfim e Egito, que se torna, neste momento, o jogo mais aguardado da fase de oitavas de final da Copa Africana de Nações.

A próxima fase também apresenta confrontos que parecem desequilibrados, como os casos de Camarões x Comores, Senegal x Cabo Verde e Marrocos x Malawi. Tendo início programado para o dia 23 de janeiro, a disputa da fase de oitavas de final será até o próximo dia 26 deste mês, quando as oito melhores seleções serão conhecidas.

Confira os jogos: (horários de Brasília)

23 de janeiro:
13hs – Burquina Fasso x Gabão
16hs – Nigéria x Tunísia

24 de janeiro:
13hs – Guiné x Gâmbia
16hs – Camarões x Comores

25 de janeiro:
13hs – Senegal x Cabo Verde
16hs – Marrocos x Malawi

26 de janeiro:
13hs – Costa do Marfim x Egito
16hs – Mali x Guiné-Equatorial

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo