Futebol Internacional

Com ajuda da tecnologia, Sporting Gijón vem melhorando desempenho na LaLiga

O uso de tecnologia de análise e visualização de dados fornece suporte fundamental para várias disciplinas esportivas. Os clubes de futebol profissional têm uma necessidade cada vez maior de ferramentas de tecnologia que possam ajudar a encontrar novas eficiências dentro da equipe de jogo, aumentando o desempenho e a competitividade.

O clube asturiano Real Sporting Gijón é um dos que se beneficiam de inovações graças ao forte apoio da tecnologia através da fundação do clube, que agora faz parte do plano estratégico da equipe de Gijón. Um projeto internacional chamado Mareo Education & Research Lab foi criado há dois anos com a ambição de desenvolver um ecossistema que impulsiona a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação (RD&i) na Escola de Futebol Mareo do clube.

Melhorar o desempenho físico e mental dos jogadores

FOTO: DIVULGAÇÃO

Como um exemplo recente, os Rojiblancos expressaram interesse em um novo fone de ouvido projetado para estimular o nervo vago, a fim de ajudar a resposta dos jogadores ao estresse e sua recuperação física após um alto trabalho ou carga de estresse.

Como explica Germán Robles, diretor da fundação Real Sporting Gijón: “Nosso processo nos permite buscar e detectar avanços científicos e inovadores que estão sendo aplicados no mundo do esporte, que podem estudar e avaliar em termos de otimização para o desempenho e a saúde dos nossos jogadores. Há evidências de que estimular o nervo vago pode aumentar a capacidade de concentração e reduzir os tempos de reação a um estímulo. Também pode elevar a plasticidade do cérebro, ajudando no aprendizado”.

Com a introdução dessas tecnologias no clube, o Real Sporting Gijón espera potenciar as funções cognitivas dos jogadores para acelerar o processo de recuperação após um treino de alta intensidade ou jogo, com vista a reduzir o risco de lesões. “No mundo do esporte profissional, há cada vez mais importância dada ao processo de recuperação, não apenas em termos das cargas que os jogadores realizam nos treinos”, continuou Robles. “Colocar um jogador para trabalhar quando ele ainda não completou seu processo de recuperação não é apenas prejudicial para seu desempenho, mas pode ser para sua saúde também”.

O futuro do treinamento: dados em tempo real e simulação de RV

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Mareo Lab do clube visa apoiar esses projetos investigativos e aplicar a tecnologia a todos os departamentos, de forma que tudo contribua para o desempenho geral. Uma área que está agregando valor ao clube é a análise de dados de partidas, oferecida por serviços como o Mediacoach da LaLiga.

Eduardo Domínguez, diretor do departamento de preparação física do Real Sporting Gijón explicou: “Hoje em dia, a tecnologia é uma parte fundamental do esporte de elite. No nosso caso, o uso de novas ferramentas pode nos permitir ter um maior controle da carga de trabalho nos treinamentos e nas partidas competitivas, o que auxilia no desempenho e na prevenção de lesões. A análise de vídeo nos fornece uma série de pontos de dados para entender melhor os níveis técnicos, táticos e físicos dos jogadores”.

Outro projeto que está sendo trabalhado baseia-se no uso de tecnologia de imersão online por meio de realidade virtual, que permite ao treinador se colocar na posição do jogador para analisar os movimentos e ver o jogo de sua posição, ajudando a corrigir eventuais problemas. O clube também está explorando uma plataforma tecnológica para ajudar a treinar jogadores remotamente, o que significa que ambos podem participar de aprendizagem à distância em diferentes países com especialistas em futebol. “Esses tipos de plataformas permitem o compartilhamento de conhecimento, de países que estão mais avançados no mundo do futebol a outros que estão em um ponto diferente no processo de aprendizagem”, explicou Robles.

Liderando com IA e análise de dados

FOTO: DIVULGAÇÃO

Embora todas essas inovações possam oferecer ganhos incrementais para o Real Sporting Gijón, os benefícios contínuos serão impulsionados pela capacidade de analisar todas essas informações coletivamente.

Por esta razão, o Mareo Lab está desenvolvendo novos acordos de colaboração no mundo da inteligência artificial (IA) e está olhando para a criação de um data lake onde todas as informações de desempenho do jogador podem ser analisadas. A partir daqui o clube planeja usar técnicas de IA para extrair uma visão preditiva que ajuda a levar os resultados para o próximo nível.

“A prática esportiva, tanto profissional quanto não profissional, está cada vez mais alicerçada na inteligência artificial para melhorar o desempenho esportivo”, concluiu Robles. “O mundo do esporte está começando a ter uma base científica que vai além da simples intuição ou dos métodos tradicionais do passado”.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo