Olimpíadas

Com três classificados, quais as chances de medalha para o Brasil na ginástica artística masculina?

Foto: Time Brasil

Com a fase classificatória da ginástica artística concluída, conhecemos quem foram os atletas que avançaram para as fases finais da competição. No Brasil, a equipe composta por Arthur Nory, Diogo Soares, Caio Souza e Chico Barreto não conseguiram nota o suficiente para a final por equipes, entretanto dois dos quatro atletas avançaram para finais por aparelho e individual geral. Além disso, Arthur Zanetti que ocupou a vaga de ginasta especialista também está classificado para a final da argola.

                 

As finais individuais estão marcadas para a próxima quarta-feira (29), já as finais da argola e salto, acontecem na segunda-feira (2).

Vem medalha por aí?

Diogo Soares e Caio Souza estão na final individual geral. Ambos disputam seus primeiros jogos olímpicos e já conquistaram tal marca. Diogo, o caçula da equipe com apenas 19 anos, se classificou em 24º lugar, somando 81.332 pontos. Já Caio, terminou em 18º, com 84.298 pontos.

Os novatos foram a grata surpresa dessa olímpiada. Diogo foi bastante elogiado por grandes nomes da ginástica artística, como Daiane do Santos e Jade Barbosa. O garoto cravou praticamente todos os saltos e fez ótimas apresentações. Por ter se classificado na última vaga do individual geral, não terá vida fácil na final, visto a maior experiência dos adversários. Entretanto, seu nome já está como uma das grandes promessas para os próximos jogos olímpicos.

Caio Souza por sua vez, até foi inscrito para a Rio 2016, entretanto, permaneceu como suplente e acabou não sendo utilizado pela equipe. Já em Tóquio 2020, o atleta além da classificação para o individual geral, também conquistou vaga para a final do salto. Com 14.700 pontos, o atleta ocupou a 7º posição e disputará medalha no aparelho.

Três vezes Zanetti?

O grande nome das argolas, Arthur Zanetti vai em busca de sua terceira medalha olímpica. O atleta que levou o ouro em Londres 2012 e a prata no Rio 2016, participa dos jogos como atleta especialista e se classificou com a terceira maior nota das argolas, somando 14.900 pontos.

Como adversário, Zanetti irá reencontrar o grego Eleftherios Petrounias. Ambos se enfrentaram nos últimos Jogos Olímpicos e o atleta da Grécia levou a melhor, ficando com a medalha de ouro. Na ocasião, Petrounias fez uma série perfeita e levou a nota máxima de 16.000 pontos.

+ Acompanhe a agenda completa das olímpiadas de Tóquio 2020

O adeus precoce

Ainda que três atletas tenham conseguido a classificação, Arthur Nory, que era esperança de medalha na barra fixa acabou não conseguindo nota suficiente para a final por aparelho. Além disso, o ginasta sofreu duas quedas, no solo e salto respectivamente. Com isso, não somou nota para conseguir uma vaga na final do individual geral. Nory é campeão mundial na barra fixa e também já conquistou o bronze no solo no Rio em 2016.

Outro ginasta que também deixou os jogos precocemente foi Chico Barreto. Em sua segunda olímpiada, o atleta não somou pontos suficientes para o individual geral, tampouco conseguiu final em aparelhos. Barreto já foi campeão pan-americano na barra fixa e no cavalo com alças. Além disso, terminou em quinta posição na barra fixa na Olímpiada 2016.

Últimos jogos

A seleção masculina de ginástica artística vem somando ótimos resultados nos últimos jogos. Em 2012, Zanetti foi ouro nas argolas. Em 2016, além de Nory levando o bronze no solo, Diego Hypólito conquistou a prata no mesmo aparelho. Zanetti foi prata nas argolas. Além disso, o grande número de medalhas dos atletas em mundiais e jogos pan-americanos, mostram que o Brasil está bem servido com ginastas.

No Pan-Americano de ginástica, disputado no Rio de Janeiro em 2021, a equipe brasileira conquistou o ouro na modalidade por equipe. Além de Diogo Soares ter terminado com duas medalhas de bronze no individual geral e nas barras paralelas.

Nesse mesmo torneio, Caio Souza foi destaque e conquistou três medalhas de ouro, nas argolas, barra paralelas e salto.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo