Olimpíadas

Com veteranos e novatos, conheça os atletas brasileiros que disputarão a ginástica artística em Tóquio

Júlio César Guimarães/COB

A ginástica artística sempre é esperança de medalha para o Brasil em Olímpiadas. O esporte que já consagrou atletas como Daiane dos Santos, Diego Hypólito, Jade Barbosa, dentre outros, vem com chances de podium para os brasileiros nos jogos de Tóquio 2020.

Para saber tudo sobre os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook e se inscreva no nosso YouTube!

Ainda que o Brasil não conte com equipes na modalidade feminina, tanto Rebeca Andrade, quanto Flávia Saraiva irão disputar na categoria individual e estão confiantes. Em entrevista ao COB, antes da viagem para Tóquio, o técnico da ginastica feminina, Francisco Porath Neto, avaliou as atletas:

– A Flavia conquistou a vaga no Mundial de Stuttgart. Ela teve totais méritos: mentais, físicos, técnicos. Acho que foi a melhor competição dela no individual geral. Já a Rebeca Andrade mostrou (no Pan) que está muito forte e confiante para executar os exercícios com potência e precisão. Conseguiu um somatório muito bom no individual geral, e agora é acertar detalhes.

Já para o masculino, o Brasil conseguiu classificar por equipe e também conquistou o direito de levar um atleta adicional. A equipe irá contar com a experiência de Arthur Nory e Francisco Barreto, que disputam sua segunda olímpiada. Já Diogo Soares e Caio Souza, completam o time masculino de ginástica e fazem sua estreia em jogos olímpicos. Além dos quatro classificados, o time Brasil ainda terá a presença do veterano Arthur Zanetti, que ocupou a vaga adicional. O atleta competirá apenas nas argolas.

Conheça os brasileiros que disputarão a ginástica em Tóquio 2020

Flávia Saraiva

Uma das principais esperanças brasileiras para Tóquio é a Flavinha. A garota de apenas 1,45m disputa torneios oficiais desde os seus 15 anos. Com apenas 21 anos, a ginasta disputará sua segunda olímpiada na carreira. Conquistou a vaga para Tóquio após se classificar com a 10º melhor nota no individual geral do Campeonato Mundial de Stuttgart.

Rebeca Andrade

A jovem de 22 anos também irá competir sua segunda olímpiada. Natural de Guarulhos, a ginasta é especialista no salto e nas barras assimétricas. Rebeca conquistou a vaga olímpica após brilhar no pan-americano de ginástica. A atleta quase ficou de fora das olímpiadas, visto que não competiu em Stuttgart por conta de uma lesão, mas deu a volta por cima e defenderá o Brasil em Tóquio.

Arthur Nory

O experiente Arthur Nory chega a Tóquio buscando mais um podium olímpico. O atleta de 27 anos conquistou medalha de bronze nos jogos olímpicos Rio 2016 no solo. Nory conquistou a vaga para Tóquio devido à classificação da equipe masculina no mundial de 2019, na Alemanha.

Arthur Zanetti

Veterano da ginástica, Zanetti chega para sua terceira olímpiadas, mas poderia ser quarta, visto que ficou na reserva em Pequim-2008. Para Tóquio, o ginasta chega como atleta especialista e irá competir apenas nas argolas, aparelho no qual Zanetti já possui medalhas de ouro e prata.

Francisco Barreto

Assim como Nory, Chico Barreto chega para sua segunda olímpiada. Com 31 anos, o ginasta conquistou a vaga devido à classificação da equipe masculina no mundial de Stuttgart. Além disso, o atleta foi o eleito o melhor ginasta dos jogos pan-americanos de Lima em 2019.

Diogo Soares

O caçula dos ginastas, Diogo faz sua estreia nos jogos olímpicos. Considerado uma das grandes promessas do esporte olímpico, o ginasta começou a competir na categoria adulto há pouco tempo, mas já conquistou grandes coisas. Sua vaga para Tóquio aconteceu após Diogo conquistar a terceira colocação no individual geral dos jogos pan-americanos.

Caio Souza

Por fim, Caio Souza, que ficou na reserva nos jogos Rio-2016, finalmente conquistou a vaga para a equipe de ginástica masculino. O jovem de 27 anos, disputará sua primeira competição olímpica oficialmente.

A ginástica artística faz sua estreia na competição na próxima sexta-feira (23), às 22h (de Brasília), com a qualificatória por equipes masculina.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo