Bastidores ENM

Com volta dos jogos, estudo indica aumento da confiança no setor de patrocínio europeu

FOTO: Reprodução/Twitter Barcelona

A pandemia do novo coronavírus impôs desafios ao mundo, e o futebol não ficou de fora disso. Clubes e empresas europeias repensaram investimentos, enxugaram a folha e seguraram os gastos para conseguir manter as contas equilibradas num contexto de retração do mercado.

No entanto, conforme a volta dos jogos na Europa acontece, com o pior da pandemia já ter ficado para trás, a indústria europeia de patrocínio começa a dar sinais de recuperação, aponta pesquisa realizada com 200 executivos no setor de patrocínio, detentores de direitos de transmissão, agências e empresas.

Apesar de ainda haver preocupação com mais perdas, o levantamento indica que o mercado de patrocínio na Europa registrou aumento na confiança em junho (5,76%), frente abril (5,48%), aponta estudo da Associação Europeia de Patrocínio (ESA, na sigla em inglês).

Outro indicador que demonstra a confiança do setor é que 23% dos entrevistados preveem aumento nas receitas em 2020, contra apenas 6% do apresentado no levantamento anterior.

– É ótimo ver que algum otimismo está retornando ao setor, embora gradualmente. Tendo sido atingido com tanta força nos últimos três meses, fica claro que o retorno do esporte e do entretenimento ao vivo está tendo um impacto positivo na confiança, especialmente na comunidade de detentores de direitos – afirma o presidente da ESA, Andy Westlake.

A pesquisa também revelou que a confiança na Europa tem sido menor no Reino Unido, devido ao governo local estar sendo mais cauteloso sobre medidas de relaxamento do mercado em meio à pandemia.

Situação no Brasil

O futebol brasileiro também sofreu com a pandemia de Covid-19, o que acarreta em perdas substanciais para os nossos clubes.

Os 35 maiores clubes do Brasil devem registrar perdas de R$ 1,6 bilhão, de acordo com estudo da agência Pluri Consultoria, revelado em entrevista pelo economista Fernando Ferreira à coluna Bastidores ENM.

@MarceloRsde

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Vasco: grupo de Roberto Monteiro define este mês estratégia para as eleições do clube - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo