São Paulo

Com votação revista, Casares elege 74 nomes no Conselho do São Paulo; Natel terá 26

Foto: Divulgação

Com a revisão da votação feita no último sábado (28), a chapa Juntos Pelo São Paulo, de Julio Casares, elegeu mais um nome para a lista de conselheiros do clube. Após recontagem, a comissão eleitoral do São Paulo definiu que a chapa de Casares teria 74 nomes eleitos, enquanto a chapa Resgate Tricolor, de Roberto Natel, cairia para 26 nomes.

                 

A revisão dos votos por parte da comissão eleitoral, acabou por alterar um nome na lista para o Conselho Deliberativo do São Paulo. Em primeira contagem, Casares elegeu 73 nomes, contra 27 da parte de Natel.

Após revisão do Estatuto Social do São Paulo, um nome da chapa de Natel deixou a lista, dando lugar a outro conselheiro, dessa vez, da Juntos Pelo São Paulo, de Casares.

SISTEMA ELEITORAL

No São Paulo, as eleições para presidente acontecem em duas etapas. Na primeira, os sócios elegem 100 novos conselheiros para o Conselho Deliberativo. Na segunda, os conselheiros eleitos se juntam a outros 160 vitalícios, que a partir daí irão decidir, em nova votação, quem será o presidente.

Para a primeira etapa, o Estatuto prevê que, os 75 mais votados são eleitos para o Conselho, enquanto os 25 nomes restantes ficam para os membros com associação mais antiga. No entanto, a entrada dos candidatos com ‘Matrícula Associativa’ mais antiga, depende de um quociente relacionado aos primeiros 75 eleitos:

ESTUTO SOCIAL DO SÃO PAULO

ARTIGO 54 – §5º “O número de vagas para candidatos com Matrícula Associativa mais antiga dentro de cada chapa será obtido pela divisão do número de Associados eleitos daquela chapa, pelo critério de maior número de votos, pelo número de vagas existentes, ou seja, por 75 (setenta e cinco), sendo que o resultado, conhecido como o “quociente de vagas” da chapa deverá ser multiplicado pelo número de vagas para candidatos com Matrícula Associativa mais antiga, ou seja, 25 (vinte e cinco), desprezando-se as frações do resultado final”.

Portanto, na recontagem do quociente, a chapa Juntos Pelo São Paulo (Julio Casares) conseguiu a eleição de mais um nome no pleito, subindo para 74 no total.

BASTIDORES DA ELEIÇÃO

As eleições no São Paulo acontecem também nos bastidores. Durante esta semana, Roberto Natel pediu para que os votos fossem recontados, devido aos problemas técnicos no dia da apuração.

Além disso, segundo publicação do UOL, Julio Casares teria se reunido com aliados de Natel nos últimos dias. O fato teria acontecido para aumentar o apoio de Casares na segunda etapa da eleição. Os aliados tratam-se de conselheiros vitalícios que já haviam declarado apoio à chapa de Natel.

Dessa forma, os desdobramentos prometem se arrastar até o dia 12 de dezembro, para quando está marcada a parte final das eleições que irá decidir o novo presidente do São Paulo.

Para saber tudo sobre o São Paulo siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo