Futebol Internacional

Comandada por Mané, Senegal bate Guiné Equatorial e vai às semifinais da Copa Africana de Nações

Senegal bateu Guiné Equatorial e foi à semifinal da CAN. Foto: KENZO TRIBOUILLARD/AFP via Getty Images.

Senegal venceu Guiné Equatorial por 3 a 1 na tarde deste domingo (30) pelas quartas de final da Copa Africana de Nações. Em partida disputada no Estádio Omnisport Ahmadou Ahidjo, Diedhiou abriu o placar para os senegaleses, Buyla Sam empatou , mas Kouyaté e Ismaila Sarr decretaram a vitória de Senegal na segunda etapa.

Com o resultado, Senegal garante a vaga na semifinal da CAN e encara a seleção de Burkina-Faso na quarta-feira (2), às 16h horário de Brasília. Do outro lado, os anfitriões, Camarões, e o Egito disputam a outra vaga na final da competição continental.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

O JOGO

Primeiro Tempo

A partida começou com uma Guiné Equatorial que não demonstrou medo de Senegal e partiu para cima, ao mesmo tempo em que buscou se defender de forma compacta da equipe comandada por Sadio Mané.

Os minutos iniciais foram de muito estudo entre as duas equipes, que tentaram sair em contra-ataques, mas apresentaram dificuldades na hora de concluir as jogadas em velocidade.

Depois de conseguir controlar mais o jogo, Senegal conseguiu abrir o placar aos 28 minutos. Mané recebeu pela esquerda e deu um bolão para Famara Diedhiou, que saiu na cara do goleiro e bateu de canhota para o fundo do gol.

Senegal passou a pressionar mais depois de inaugurar o marcador novamente com Diedhiou após receber passe de Mané, mas o centroavante bateu para fora. A cada minuto os senegaleses chegaram mais perto do gol, mas paravam na defesa da Guiné ou desperdiçaram chances.

+ Com emoção até o fim, Egito vence Marrocos na prorrogação e vai à semifinal da Copa Africana das Nações

Segundo Tempo

Na volta do intervalo, Guiné Equatorial ganhou um pênalti logo no começo, após Koulibaly tocar na bola com a mão dentro da área. O árbitro Victor Miguel de Freitas, no entanto, reviu o lance no monitor e reverteu a decisão.

Mas não demorou para Guiné conseguir chegar ao empate. Aos 12 minutos, Jannick Buyla recebeu passe na entrada da área e bateu no cantinho de Mendy para deixar tudo igual.

O empate no placar, porém, não durou muito. Aos 17, Kouyaté aproveitou vacilo de Guiné na hora de afastar a bola e aproveitou para tocar de primeira, cara a cara com o goleiro Owono para colocar os senegaleses na frente no placar novamente.

Senegal voltou a tomar as rédeas do jogo e passou a controlar a posse de bola com mais tranquilidade. E depois de cercar a área de Guiné, a seleção conseguiu ampliar o marcador para dar mais tranquilidade. Mané recebeu lançamento pela esquerda aos 35 minutos e cruzou rasteiro para Ismaila Sarr aparecer livre na área e só ter o trabalho de tocar para dentro do gol.

Nos últimos minutos, Guiné se lançou ao ataque em busca de um milagre, mas não foi o suficiente, e Senegal saiu com a vitória e a classificação para a semifinal da Copa Africana de Nações.

FICHA TÉCNICA

Copa Africana de Nações – Quartas de final

Senegal x Guiné Equatorial

Data: 30/01/2022, 16h (horário de Brasília)

Estádio: Estádio Omnisport Ahmadou Ahidjo, Yaoundé, Camarões

Árbitro: Victor Miguel de Freitas (AFS)

Gols: 1ºT – 28’ Diedhiou (Senegal) 2ºT – 12’ Buyla (Guiné Equatorial), 17’ Kouyaté (Senegal) e 35‘ Sarr (Senegal)

Senegal (4-3-3): Edouard Mandy; Sarr, Koulibaly, Diallo e Ciss; Gueye (Kouyaté), Nampalys Mendy e Gueye; Dia (Sarr), Diedhiou (Dieng) e Mané. Técnico: Aliou Cissé.

Guiné Equatorial (4-4-2): Owono; Akapo, Esteban, Coco e Nchama (Pedro Oba); Salvador (Eneme), Ganet (Bikoro), Machin (Alex Balboa) e Bula Sam; Josete Miranda e Nsue (Belima). Técnico: Juan Micha.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo