Mais Esportes

Começam os Jogos! Veja como foi o primeiro dia das Olimpíadas de Inverno de Pequim

Foto: Divulgação/Jogos Olímpicos

A cerimônia de abertura só vai ocorrer na sexta-feira (4), mas já foi dada a largada para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022. Na manhã desta quarta-feira (2), primeiro dia de competição, a cidade recebeu a rodada de estreia das duplas mistas de curling e os donos da casa começaram com o pé direito. Apoiados pela torcida, os chineses conquistaram uma grande vitória no tempo extra contra a favorita Suíça, medalhista de prata em PyeongChang 2018. Nos outros confrontos, a República Tcheca surpreendeu e superou a Noruega, vice-campeã mundial, na prorrogação, os Estados Unidos venceram a Austrália e a Grã Bretanha, atual campeã do mundo, bateu a Suécia.

                 

Veja os resultados:

China 7 x 6 Suíça

Noruega 6 x 7 República Tcheca

Austrália 5 x 6 Estados Unidos

Suécia 5 x 9 Grã Bretanha

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

As provas de curling são disputadas no Centro Aquático Nacional, onde ocorreram as competições de natação, saltos ornamentais e nado sincronizado em Pequim 2008. Antes apelidado de “Cubo d’Água”, agora o local ganhou a alcunha de “Cubo de Gelo”. Por conta da situação da pandemia da Covid-19, somente convidados podem assistir aos Jogos das arquibancadas. Não é permitido contato direto com os atletas, a imprensa e os demais participantes dos eventos, que estão inseridos em uma bolha sanitária para evitar o contágio e a disseminação do vírus.

A segunda rodada das provas de duplas mistas já começam na noite desta quarta-feira (2), às 22h05 (de Brasília). Os confrontos serão entre Austrália e China; Suécia e República Tcheca; Estados Unidos e Itália; e Grã Bretanha e Canadá. O Brasil não disputa o curling, mas estreia na manhã desta quinta-feira (3), às 7h (de Brasília), no esqui estilo livre. Sabrina Cass, de 19 anos, faz sua estreia nos Jogos Olímpicos e é uma das promessas brasileiras nos esportes de inverno.

Confira os representantes do Brasil nas Olimpíadas de Inverno

O Curling

O curling é um dos esportes mais peculiares das Olimpíadas. Nas provas, o competidor lança uma pedra (feita de granito) na pista de gelo e usa uma vassoura para polir o solo e imprimir velocidade ao objeto, que deve chegar o mais próximo possível ao “botão” (o centro da área circular que é pintada na pista). O jogo de duplas é disputado em oito “ends” (períodos com cinco lançamentos para cada equipe), enquanto o de equipes é realizado em dez. A pontuação varia de acordo com a proximidade da pedra em relação ao alvo e o empate leva à prorrogação.

Em Pequim, o curling será disputado em três eventos: masculino, feminino e duplas mistas. Na rodada preliminar, as 10 equipes jogam entre si e os quatro melhores colocados avançam às semifinais. Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, Grã Bretanha, Itália, Noruega, República Tcheca, Suécia e Suíça são as nações que lutam pelas nove medalhas disponíveis.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo