Futebol Internacional

Como City e Tottenham inverteram papéis e se enfrentam em momentos opostos na Premier League

Foto: Neil Hall via Pool/Getty Images

A Premier League ainda estava na 9ª rodada. O Tottenham venceu o City por 2 a 0, liderava o campeonato e a dupla Kane e Son não parava de marcar gols. Enquanto isso, o derrotado Manchester City tinha um começo difícil, ocupava apenas a nona colocação e tinha dificuldades no ataque.

Agora, ao final da 23ª rodada tudo mudou. O Tottenham acumulou tropeços nos últimos jogos, a dupla goleadora diminuiu o ritmo e o time caiu para a oitava posição. Enquanto isso, o City acumulou vitórias, aplicou goleadas e assumiu a liderança da Premier League. Mas como esses times chegaram a esse ponto?

Gareth Bale ainda não encontrou sua melhor forma na temporada. Foto: Julian Finney/Pool/AFP via Getty Images.

A DERROCADA DOS SPURS

Depois de vencer o City naquela partida em 21 de novembro de 2020, o Tottenham passou a derrapar na Premier League e viu a liderança escorrer pelos dedos. Foram apenas cinco vitórias nos 13 jogos na sequência, que incluíram resultados catastróficos, como as duas derrotas para o Liverpool, a derrota para o Brighton e o empate com o Fulham em casa.

O time viu também a eficiência da, uma vez poderosa, dupla de ataque diminuir drasticamente. Kane e Son, combinados, marcaram 16 gols nos nove primeiros jogos, mas nas 13 partidas da sequência, balançaram a rede apenas nove vezes.

Para conseguir reverter a situação, voltar a subir na tabela e derrotar o rival, José Mourinho tem a fórmula: ser perfeito. “O time tem que jogar perfeitamente, e a equipe perfeita na partida perfeita é aquela capaz de defender muito bem e não cometer erros, é uma equipe capaz de jogar com confiança para atacar, para criar chances e tentar para marcar gols. Parece muito simples, mas é bastante complicado”, disse o treinador dos Spurs antes do jogo.

O meia alemão Gündoğan tem sido um dos principais nomes do City na temporada. Foto: Jon Super via Pool/Getty Images.

AS 15 VITÓRIAS SEGUIDAS

Do outro lado, o Manchester City viu o time ter uma ascensão meteórica nos últimos meses. Depois de um início de temporada, no mínimo, tímido, Pep Guardiola achou seu 11 inicial ideal e passou a vencer jogos sem parar.

Mesmo acometido por um surto de casos de Covid-19, o City conseguiu manter o ritmo e foi encontrando soluções dentro do próprio elenco. Gabriel Jesus tem marcado gols e ganhou a vaga de titular de Agüero, que tem dificuldades em se manter sem lesões na temporada. Rúben Dias tomou conta da defesa do time e se tornou peça fundamental nessa arrancada. E Gündoğan assumiu a responsabilidade na ausência de De Bruyne para marcar gols decisivos e se tornar o artilheiro do City na liga.

Desde a derrota para os Spurs, não perdeu mais. Já são nove vitórias seguidas na Premier League e 15 em todas as competições. Guardiola, no entanto, adota uma postura cautelosa na empolgação com a ótima fase. “Não somos imbatíveis. As 15 vitórias consecutivas não nos fizeram começar ganhando os jogos por 2 a 0. Já disse muitas vezes: isso  ajudou-nos a estar onde estamos nas competições, mas não mais do que isso”, ressaltou o treinador catalão.

Manchester City e Tottenham se enfrentam neste sábado, às 14h30 (horário de Brasília), no Etihad Stadium. E você acompanha tudo em tempo real a partir das 13h30 aqui no Esporte News Mundo.

Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo