Fluminense

Como há 25 anos: Flu tenta desbancar vantagem de empate do Fla na final do Carioca

Foto: Divulgação

Hoje, Fluminense e Flamengo se enfrentam pela final do Campeonato Carioca 2020. Sem dúvidas, uma das edições mais conturbadas da história. Por conta de paralisações, retornos, cotas de televisão, essa rivalidade que começou “40 minutos antes do nada” foi esquentando bastante nos bastidores.

                 

Será o terceiro Fla x Flu em 1 semana. Até aqui, 1 vitória pros rubro-negros e 1 empate com título pros tricolores. Mas a partida de hoje, essa sim, é a mais importante de todas. De um lado, um Flamengo que liderou e forçou a volta do futebol no Rio e no Brasil, foi até Brasília conseguir uma mudança histórica no ramo das transmissões esportivas e que tem um time fortíssimo. Do outro, um Fluminense aguerrido, mais frágil, que treinou quase 1 mês menos, mas que foi, durante muito tempo, símbolo da resistência contra a volta dos campeonatos em meio a pandemia. O Flu, mesmo ainda sem vencer seu maior rival nessa maratona, já mostrou que veio pra jogar. A máquina do Fla, joga por um empate. Coincidência, não?

Há 25 anos atrás, quando o Flamengo tinha Romário, Sávio e companhia, jogava por um empate para decidir ser campeão contra o Fluminense. O Fluminense, se apegando na experiência de Renato, foi pra cima do rival querendo jogo. O final todos sabem. Após estar empatando por 2 a 2 até o fim da partida, Aílton chuta e a bola esbarra na mística barriga de Renato Gaúcho. Fluminense abria 3 a 2 sobre o Flamengo e se sagrava campeão carioca de 1995.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Pelo lado do Fluminense, o Tricolor deve vir a campo com o que tem de melhor: Muriel, Gilberto, Nino, Matheus Ferraz e Egídio; Hudson, Dodi e Yago Felipe; Nenê, Marcos Paulo e Evanilson.

Já o Fla, deve vir a campo com: Diego Alves, Matheuzinho*, Léo Pereira, Rodrigo Caio e Filipe Luis; Willian Arão, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Pedro.

*O lateral Matheuzinho é o reserva imediato de Rafinha, que segue em tratamento intensivo para jogar a final. A decisão sobre a escalação do mesmo só deve sair momentos antes da partida.

POSSIBILIDADES DE TÍTULO

Se o regulamento do Campeonato Carioca é bem complicado até aqui, na final geral ele fica mais fácil. O Flamengo joga por uma vitória em qualquer resultado ou um empate, porque venceu o primeiro jogo por 2 a 1. Já o Fluminense, só tem chances de título com uma vitória. Se vencer o rival por 1 gol de diferença, (1 a 0, 2 a 1, 3 a 2, etc) o Tricolor força uma disputa por pênaltis. Mas, em caso de vitória por 2 ou mais gols de vantagem, o Flu se sagrará campeão direto.

HISTÓRICO DO CONFRONTO

De maneira geral, o Fla leva vantagem sobre o Flu. São 156 vitórias do Rubro-Negro, 139 empates e 132 vitórias do Tricolor. Porém, quando o assunto é decisão de campeonato, os lados se invertem. Nesse aspecto, o Flu leva vantagem. São 8 títulos em cima do rival contra 4 vices para o mesmo. A última decisão foi em 2017, quando o Flamengo terminou campeão.

VAI O PASSADO ESCREVER O PRESENTE?

Fla e Flu sempre foram opostos, mesmo que um tenha saído do outro. Mas há como 25 anos atrás, o Flu precisa vencer. Precisa vencer um dos melhores “Flamengos” da história que tem a mesma vantagem do passado. No primeiro confronto, há 1 semana atrás, vimos um Fluminense disposto a segurar o Flamengo, por mais que sem físico. E segurou. No último domingo, apesar da derrota talvez até injusta, vimos um Flu disposto a vencer o Fla. Hoje, veremos um Fluminense necessitando vencer o Flamengo. Os dois lados mais contrários vão decidir em 90 minutos quem vai levantar a taça do Campeonato Carioca mais manchado da história. O Fla, quer fazer jus a seu time, à logica e a volta do futebol. O Flu quer mostrar o de sempre: que não precisa de lógica e nem de apoio, só dele mesmo. Se desse clássico sempre se espera grandes partidas e decisões, a única coisa diferente nesse será que teremos um triste Maracanã vazio decidindo um final… uma final pra quem? Bom, se algo vale de verdade, é que Fla x Flu ainda é Fla x Flu.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo