e-Sports

Como Zelda, ex-chefe de TI de Minas mudou o cenário de Free Fire no Brasil

Aficcionado por games e tecnologia Thiago “Zelda” Vieira revolucionou o cenário mobile ao criar a placa de captura

Thiago Vieira, popularmente conhecido no cenário do Free Fire como Zelda, é reconhecido como a primeira pessoa a estudar e levar ao mercado a placa de captura específica para o game no Brasil. A missão em transmitir em alta qualidade som e imagem do Free Fire do celular para o computador fez com que o ex-chefe de TI do estado de Minas Gerais mudasse a forma de jogar e de atrair novos usuários ao jogo no País.

                 

Com o feito, Zelda se tornou autoridade na modalidade no Brasil e foi um dos pilares de uma das maiores equipes nacionais, a Los Grandes.


A criação da placa de captura ocorreu em dezembro de 2018, quando Zelda morava em um sítio na cidade de Betim (MG). Aficionado por games desde a infância, Thiago Vieira havia deixado o cargo de diretor de TI do governo de Minas Gerais e trabalhava pela estruturação de sua primeira Gaming House. A ideia da criação da placa veio através da necessidade do mercado e a falta de estudo sobre o tema no Brasil. A transmissão do game, que perdia qualidade a grande parte do público, resgatou o poder do Free Fire no Brasil e valorizou o mercado nesse aspecto.


A placa de captura tem a função de fazer a transmissão dos jogos para as plataformas. Antes do Free Fire, Thiago estudou Sistema de Informação na PUC Minas e começou sua jornada como estagiário no governo de Minas e logo depois, se tornou chefe de departamento de Tecnologia da Informação.

“Pensamos em um gamer que está jogando num celular, onde o jogo foi desenvolvido inicialmente para rodar: a placa pega todo áudio e vídeo dele e envia em até 4k para o computador. O computador faz uma transmissão, com alta qualidade, para o YouTube, Nimo, Booyah, Twitch, entre outras plataformas. Eu fui o pioneiro em estudar a placa de captura e aprender os bugs dela para criar vídeos. Com o êxito no projeto, passei a dar consultorias aos maiores streamers do mercado do Free Fire”, explica Thiago.


O feito de Zelda revolucionou o mundo dos gamers no Brasil. O uso do celular com o máximo de desempenho e a transmissão com maior qualidade, elevou a competitividade do jogo. Com uma maior produção de conteúdo, o Free Fire se popularizou no País. O aumento da qualidade do jogo facilitou o acesso à placa de captura e consecutivamente, trouxe um maior número de usuários para
ingressar na carreira como streamer.

A partir do momento que a placa de captura chegou ao Free Fire, Zelda foi procurado por grandes players do mercado, incluindo Nobru, Pai da Fac, Cerol, entre outros, que ultrapassam milhões de inscritos em seus respectivos canais de mídia. Desta forma, Thiago Vieira chegou, inclusive, a ocupar o cargo de manager da Los Grandes, uma das principais equipes do cenário nacional dos E-sports no Brasil.


“O pioneirismo na criação da placa de captura fez com que eu recebesse o convite para entrar para a Los Grandes. O engraçado é que se você perguntar para qualquer streamer grande das antigas, sobre a inovação do mercado, vão falar do Zelda. E de pensar que toda essa brincadeira que virou negócio, começou em um sítio em Betim”, brincou Thiago Zelda, que atualmente vive em São Paulo e segue com o trabalho de consultoria para o uso da tecnologia desenvolvida por ele.

Em sua passagem como manager das Los Grandes, atuou em oito conquistas no cenário do Free Fire, com destaque para o triunfo na Copa Nobru.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo