Grêmio

Conexão Palmeiras-Grêmio: veja jogadores que atuaram tanto pelo tricolor como pelo verdão

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Vindo diretamente do Palmeiras, Miguel Borja é o mais novo reforço do Grêmio. Porém, não o primeiro atleta a atuar pelos dois clubes. Em ambos os times, não são poucos os atletas em comum na sua história. Veja alguns atletas na seguinte lista:

(Para a lista, apenas foram considerados atletas que são considerados importantes na história de algum dos clubes)

Zinho – Atualmente comentarista da Fox, Zinho está aposentado dos gramados. Também com passagem em Flamengo e Cruzeiro, o ex-meia ganhou títulos pelo tricolor e pelo verdão. Pelo Palmeiras, teve três passagens. Em 1992 até 1994 (onde ganhou dois Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira), em 1997 até 1999 (onde ganhou uma Copa do Brasil e uma Libertadores) e em 2002 até 2003, vindo do próprio tricolor. Em 2000 até 2002 foi atleta do Grêmio, ganhando a Copa do Brasil de 2001.

Catalino Rivarola – Ídolo de ambos os times, o paraguaio começou a sua carreira brasileira no Grêmio em 1995, após ser contratado junto ao Talleres da Argentina, e durou até 1999, quando se transferiu ao Palmeiras. No porco, venceu apenas a Libertadores de 1999, enquanto do tricolor, a Libertadores de 1995, o Brasileirão de 1996 e a Copa do Brasil de 1997. Atualmente está aposentado com 56 anos.

Francisco Arce – O atual treinador do Cerro Porteño fez o caminho parecido de Rivarola. No Brasil, estreou no Grêmio após ser contratado junto ao Cerro, ficando no tricolor de 1995 até 1998, quando assinou com o Palmeiras, ficando no time paulista até 2002. Exímio batedor de faltas e pênaltis, errou a cobrança contra o Ajax na final do Mundial de 1995 pelo Grêmio. Considerado um dos melhores laterais que já passaram pelo Brasil, só não ganhou o Mundial no tricolor. Já no Palmeiras, foi campeão na Copa do Brasil em 1998 e Libertadores em 1999.

Paulo Nunes – O Diabo Loiro foi um atleta com títulos notáveis no Brasil. Passando por Flamengo, Grêmio e Palmeiras, foi multicampeão pelos times. Vindo como refugo do Flamengo, é um dos maiores ídolos do imortal, onde foi campeão de Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Em 1997 foi vendido ao Benfica de Portugal, e em 1998 volta ao Brasil para ganhar a Copa do Brasil, e no ano seguinte, Libertadores pelo Palmeiras. Ainda retornou para o Grêmio em 2000, mas sem ganhar títulos. Atualmente é comentarista esportivo

Hernán Barcos – O pirata saiu do Palmeiras em 2013 após negociação envolvendo jogadores do Grêmio, indo assim para o tricolor. A saída de Leo Gago, Vilson, Rondinelly e Leandro trouxeram para Porto Alegre o maior artilheiro estrangeiro do Grêmio, com 45 gols. Já pelo Palmeiras, foi campeão da Copa do Brasil em 2012. Após sair do imortal, rondou por clubes sul-americanos, asiáticos e europeus, onde, atualmente se encontra no Allianza Lima, do Peru.

Dudu – revelado pelo Cruzeiro, veio por empréstimo ao Grêmio em 2014, vindo do Dínamo de Kiev. Como o tricolor estava com menor poderio financeiro, não conseguir ficar com o atleta em definitivo, indo assim para o Palmeiras no ano seguinte, onde permanece até hoje. No verdão, conquistou a Copa do Brasil em 2015, e o Brasileirão em 2016 e 2018. Além disso, foi presença garantida em seleções dos Campeonatos Brasileiros nos anos que atuou. Além disso, é o maior artilheiro do verdão no século (70 gols), maior artilheiro do Allianz Parque (33 gols), e segundo maior artilheiro do Palmeiras no Campeonato Brasileiro (41 gols).

Zé Roberto – Atualmente embaixador do Palmeiras, o polivalente lateral-esquerdo chegou ao Grêmio em 2012 após ser contratado do Al-Gharafa. Presença constante no prêmio bola de prata, foi o capitão no tricolor em sua passagem, onde, mesmo sem ganhar títulos, manteve o bom futebol. Já no Palmeiras, seu clube seguinte, conquistou a Copa do Brasil em 2015, e o Brasileirão em 2016. Se aposentou em 2017.

Lucas Barrios – Com passagens por Colo-Colo e Borussia Dortmund, o centroavante paraguaio, nascido na Argentina, chegou ao Palmeiras em 2015, saindo do Spartak Moscow, da Rússia. Dono da camisa 8, foi campeão da Copa do Brasil de 2015 e do Brasileirão em 2016. Suas atuações chamaram a atenção do Grêmio, que contratou o jogador na temporada seguinte. No tricolor, o atleta foi titular e campeão da Copa Libertadores, marcando gols importantes como contra o Botafogo na Arena, que classificou o imortal para as semi-finais do torneio intercontinental. No fim do ano, não teve o contrato renovado, indo ao Argentino Juniors. Hoje, está no Defensa y Justicia, da Argentina.

Também temos a menção honrosa para Diego Souza, que atuou no Palmeiras em 2008, após sair do Grêmio. Além dele, temos Diogo Barbosa, que veio diretamente do Palmeiras e está no tricolor. Atualmente jogam no tricolor, onde foram vice-campeões da Copa do Brasil 2020, onde o vencedor foi o próprio Palmeiras.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo