Fluminense

Confira a lista dos nove maiores artilheiros do Fluminense na era dos pontos corridos: Fred lidera e busca feito histórico

Fred-taças-artilharia-Fluminense-Mailson-Santana-FFC
Fred tem números impressionantes quando se trata de Brasileirão. Foto: Maílson Santana/Fluminense

A participação do Fluminense no Campeonato Brasileiro 2020 vai começar neste domingo e, depois de ficar longe da competição pelo clube por três edições, o ídolo Fred está de volta. O atacante foi relacionado para o duelo contra o Grêmio e poderá voltar a marcar gols no torneio que o consagrou como um dos jogadores mais importantes da vida do Tricolor. E, para quem não sabe, Fred é o maior artilheiro do Fluminense em pontos corridos. Disparado e de longe. São 88 gols, 58 a mais do que seu “rival” mais próximo – o argentino Darío Conca. Ele também está perto de alcançar um feito histórico e chegar no Top 3 da artilharia da história da competição, que não tem um “intruso” desde 2005, quando Romário ultrapassou Zico.

                 

Já que todos nós gostamos de listas e, também, para celebrar o retorno do maior camisa 9 do Tricolor, vamos à lista dos nove maiores artilheiros do Fluminense pelo Campeonato Brasileiro na era de pontos corridos (2003-2019).

1º – Fred – 88 gols

O camisa 9 é implacável. Ele não é somente o maior artilheiro do Fluminense na era dos pontos corridos, como o maior de todos nesse quesito. De 2003 para cá, são 88 gols pelo Fluminense, mas 147 no total, 38 a mais que Diego Souza, segundo colocado neste período. Inclusive, esta edição de 2020 pode marcar um feito: se Fred fizer ao menos oito gols, se transformará no segundo maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro (1971-2019). Roberto Dinamite, absoluto, tem 190 gols. Mas Romário tem 154 e Edmundo, 153. Pelo Tricolor, foi artilheiro do Campeonato Brasileiro três vezes: 2012, 2014 e 2016 (este o atacante também atuou pelo Atlético-MG).

2º – Conca – 30 gols

Conca disputou cinco edições do Campeonato Brasileiro pelo Fluminense: de 2008 a 2011 e 2014. Foram 30 gols e uma passagem para a idolatria do clube ao conquistar o título de 2010 de maneira brilhante, atuando em todos os jogos e sendo o craque da competição. A idolatria, no entanto, acabou sendo abalada quando o jogador assinou pelo Flamengo, em 2017. Seu período na Gávea, no entanto, foi um fracasso.

3º – Washington – 29 gols

O Coração Valente também tem vaga no coração do torcedor. Vice-campeão da Libertadores em 2008, tendo marcado gols importantíssimos durante a campanha, Washington foi campeão brasileiro em 2010 pelo clube. Destes 29 gols, 21 foram na edição de 2008, quando foi artilheiro do torneio ao lado de Keirrison (Coritiba) e Kléber Pereira (Santos).

4º – Tuta – 28 gols

O atacante Tuta chegou em 2005 e não parava de fazer gols. Ficou apenas até 2007 no Tricolor, mas deu bastante trabalho às zagas adversárias antes de ir para o Grêmio.

5º – Rafael Sóbis – 26 gols

Campeão brasileiro em 2012, Rafael Sóbis deixou uma boa impressão no Fluminense. Ajudou o time a se livrar do rebaixamento no ano seguinte, mas em 2014 não voltou a ter boas atuações, em sua última temporada pelo clube.

6º – Cícero – 24 gols

Com impressionante impulsão, Cícero é um daqueles volantes que todos sabem que aparece tanto para finalizar, quanto para invadir a área em momentos de cruzamento. Não à toa, em suas três passagens pelo clube, marcou 24 vezes em cinco edições de Campeonato Brasileiro.

7º – Henrique Dourado – 20 gols

Talvez o jogador da lista com menos identificação com o Tricolor. Disputou as edições de 2016 e 2017 (sendo artilheiro desta ultima, com 18 gols, ao lado de Jô), o Ceifador chamava a atenção por seu exuberante aproveitamento em cobranças de pênaltis. Quando estava caindo nas graças do torcedor, acabou “virando a casaca” e foi diretamente para o maior rival Flamengo.

8º – Thiago Neves – 19 gols

TN10 é outro da lista com três passagens distintas pelo Flu. Seu primeiro ano (2007) foi o melhor em questão de números, com 12 gols e 13 assistências. Também se queimou um pouco ao ir para o Flamengo fazer dupla com Ronaldinho Gaúcho, mas se redimiu em 2012, ao voltar e conquistar o Campeonato Brasileiro.

9º – Romário – 18 gols

O Baixinho não marcou tanta época no Fluminense como em seus rivais Vasco e Flamengo, mas foi suficiente para estar na nona colocação. Destes 18 gols, um foi de bicicleta – o único de Romário na carreira.

E aí, curtiu a lista, torcedor? Ainda neste domingo, às 19h (de Brasília), a bola rola para Grêmio x Fluminense, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Será que Fred entra em campo e se aproxima de Romário e Edmundo no Top 3? Você pode acompanhar à partida pelo Tempo Real do Esporte News Mundo a partir das 18h!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo