Basquete

Confira as equipes que surpreenderam na temporada regular do NBB 20/21

Foto: Divulgação/Paulistano

A temporada regular do NBB chegou ao fim, e os playoffs começam na próxima quarta-feira, 21, com as oitavas de final. A primeira etapa da fase eliminatória será definida em série melhor de três jogos.

No topo da tabela de classificação, Flamengo, Minas, São Paulo e Paulistano já garantiram um lugar nas quartas de final e aguardam seus adversários para a próxima fase.

Ao longo da temporada regular, alguns times demonstraram evolução em relação ao último ano. Confira as equipes que surpreenderam em 2020/21. 

Paulistano

Após ter feito uma temporada fraca em 2019, com 11 vitórias e 14 derrotas, o Paulistano subiu sete posições e deu a volta por cima na edição do NBB 2020/21, garantindo o quarto lugar na fase de classificação. A equipe comandada por Régis Marrelli terminou a temporada regular com campanha positiva (22-8), além de ter conquistado vitórias importantes sobre o Corinthians, Franca, Bauru e Minas.

De modo geral, o trabalho coletivo e o grande volume de jogo são traços marcantes do CAP. Sete jogadores possuem média de nove pontos ou mais por partida. Entre tais jogadores, o ala Cauê Borges, trazido como um reforço importante para essa temporada; ele registrou 13,1 pontos de média. 

O armador estadunidense Erik Thomas também merece destaque, visto que terminou sua primeira temporada na liga com 13 pontos e 6 rebotes. O retorno de Deryk Ramos foi bastante significativo para o clube do Jardim América. Após dois anos no Flamengo, o armador voltou ao Paulistano e rendeu bons resultados, totalizando uma média de 8,9 pontos e 4,2 assistências.

Foto: Gabriel Costa/Cerrado

Bauru 

2019 não foi o ano do Bauru. Há quem diga que a interrupção da temporada passada tenha sido boa para a equipe, a qual contava com muitos jogadores lesionados. O Dragão terminou a temporada com campanha 11-15, em 12º lugar. Neste ano, por outro lado, as coisas mudaram e o clube subiu para a quinta colocação.

Depois de terem recuperado o patrocínio da Sendi, o time decidiu renovar o elenco, trazendo nomes de prestígio. A começar pelo ala Zach Graham, que teve uma atuação excelente no Flamengo no ano anterior. Graham computou uma média de 12,2 pontos. A equipe de Leonardo Figueiro Alves também adquiriu o pivô Tyrone, o qual estava no Mogi das Cruzes; ele terminou a temporada 2020/21 com média de 12,6 pontos.

Bauru ainda trouxe de volta dois jogadores experientes. Aos 29 anos, Gui Deodato terminou como cestinha do Dragão, com 14,5 pontos, e Alex Garcia, no auge de seus 41 anos, foi o segundo cestinha, com 14,3 pontos.

Também vindo de Mogi, o armador Alexey chegou no Bauru já garantindo o quarto lugar em assistências na temporada (6), além de somar 13,6 pontos.

O Bauru enfrenta o Caxias do Sul nas oitavas de final da pós-temporada da NBB. O vencedor encara o Paulistano nas quartas.

Foto: Divulgação/Bauru Basket

Pato Basquete

O Pato Basquete disputará os playoffs pela primeira vez. Depois de terminar a temporada passada em último lugar, com campanha 4-21, o time subiu cinco colocações neste ano e avançou às oitavas de final, ficando na 11º posição.

Por mais que a equipe tenha conseguido uma única vitória sobre um time de campanha positiva (Bauru), o Pato se manteve firme e forte contra os clubes com desempenho inferior.

Na atual edição do NBB, a presença de figuras jovens foi importante para os resultados do Pato Basquete. Matheusinho, armador de 21 anos, é o líder da equipe em assistências (4,1) e eficiência (12,4) e Paulo Henrique Scheuer, ala-pivô de 22 anos, é o segundo em eficiência do time (10,9). 

O ala-armador Isaac Thornton teve um ótimo ano e se consagrou como o oitavo cestinha da temporada, com 15,6 pontos. Além disso, o ala-armador Charles Funches III foi o 12º jogador com maior número de rebotes (6,1).

O Pato Basquete pega o Corinthians na primeira etapa da fase eliminatória. O vencedor enfrenta o São Paulo.

Foto: Divulgação/NBB

Fortaleza

O Fortaleza Basquete Cearense volta aos playoffs depois de duas temporadas. Em 2021, a equipe teve campanha 14-16 e garantiu o décimo lugar na fase de classificação e uma vitória importante em cima do São Paulo. O Basquete Cearense se mostrou determinado e resistiu fortemente às partidas contra clubes melhores. 

Entre os destaques do time, o ala Desmond Holloway, em seu primeiro ano no Fortaleza, foi o segundo cestinha da liga, com 20,2 pontos. O pivô Thiago Mathias, de 32 anos, registrou a melhor média de rebotes da temporada (10,1).

Dontell Brite foi um nome relevante para o Fortaleza na temporada 2020/21. O armador está no terceiro ano no time e vive sua melhor fase da carreira. O jogador de 26 anos teve 14,3 pontos de média.

O Basquete Cearense jogará contra o Franca no dia 22 de abril. O vencedor enfrentará o Minas.

Foto: Divulgação/Fortaleza BC

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo