Z - Z Não marcar 3

Confira os resultados da Seleção Brasileira masculina na temporada de 2021

Foto: Divulgação/FIVB

A equipe masculina brasileira conquistou o lugar mais alto do pódio em duas oportunidades na temporada de 2021. Em junho, os brasileiros ganharam o título inédito da liga das nações e, em setembro, colocaram outra medalha de ouro no peito, dessa vez com o Sul-Americano. Apesar disso, o Brasil ficou fora do pódio olímpico pela primeira vez em quatro edições. A Seleção brasileira também passou momentos tensos com a internação de Renan Dal Zotto e sentiu a aposentadoria de Wallace.

Liga das Nações

O Brasil foi campeão da Liga das Nações pela primeira vez, em junho, na Itália. A Seleção brasileira disputou a final contra a Polônia e venceu de virada por 3-1. Os brasileiros fizeram a melhor campanha da competição com 15 vitórias e apenas 2 derrotas, uma para a França e a outra para a Rússia. 

Os convocados para o campeonato foram os levantadores Bruninho e Cachopa, os ponteiros Lucarelli, Leal, Maurício Borges, Douglas Souza, Vaccari e João Rafael, os opostos Wallace, Alan e Felipe Roque, os centrais Lucão, Maurício Souza, Isac, Flávio e Matheus Pinta e os Líberos Thales e Maique. 

O técnico Renan Dal Zotto teve que se ausentar do comando da equipe, pois foi internado pela Covid-19 e estava em recuperação durante o torneio. Carlos Schwanke, assistente da comissão da Seleção Brasileira, assumiu as responsabilidades de técnico e liderou a equipe durante a Liga das Nações. Apesar disso, mesmo à distância, Renan esteve presente entre a comissão pela internet.

O Brasil marcou presença na seleção ideal da Liga das Nações e quatro jogadores receberam o prêmio de melhores do torneio. Wallace recebeu o prêmio de MVP, jogador mais valioso da competição, além do título de melhor oposto. Maurício Souza, Leal e Thales também ganharam o troféu de melhores do campeonato em suas respectivas posições.

Olimpíadas de Tóquio

Pela primeira vez em quatro edições, a Seleção Brasileira masculina ficou fora do pódio olímpico. O Brasil começou a competição no grupo B e terminou a primeira fase com quatro vitórias, na segunda colocação, atrás apenas do Comitê Olímpico da Rússia. Nas quartas de final, o Brasil venceu o Japão por 3-0 e se classificou para a semifinal. 

Os russos levaram a melhor na partida e venceram a equipe brasileira por 3-1. O Brasil disputou a medalha de bronze contra a Argentina, em agosto, mas perdeu por 3-2 em um jogo tenso e equilibrado. Assim, a Seleção Brasileira terminou a competição em quarto lugar e sem nenhuma medalha. 

O técnico Renan voltou ao comando da equipe para as olimpíadas e chamou 12 jogadores: Bruninho, Maurício Borges, Cachopa, Wallace, Leal, Isac, Maurício Souza, Douglas, Lucão, Thales, Lucarelli e Alan.

Sul-Americano 

O Brasil conquistou seu 33º título Sul-Americano e manteve a hegemonia na competição. Em uma revanche da disputa do bronze olímpico, a Seleção Brasileira enfrentou a Argentina e venceu por 3-1. Os brasileiros fizeram a melhor campanha do torneio e garantiram o título com invencibilidade. Com três jogos vencidos por 3-0, o único set perdido foi contra a Argentina. 

Jogadores importantes para a seleção como Leal, Wallace, Douglas, Maurício Borges e Mauricio Souza não jogaram a competição por diferentes motivos. O ponteiro Leal, nascido em Cuba e naturalizado brasileiro, precisou voltar ao seu país de origem para a regularização de documentos. Já Wallace anunciou a aposentadoria da Seleção Brasileira após as olimpíadas. Douglas Souza não foi convocado, pois optou por focar em sua transferência para a Itália, onde jogará pelo Vibo Valentia. A dupla de jogadores com o mesmo nome não foi convocada por opção técnica da comissão.

Os outros jogadores que disputaram as olimpíadas estiveram presentes na competição e o técnico Renan optou por convocar mais seis jogadores: o oposto Aboubacar, os ponteiros Vaccari e Adriano, os centrais Flávio e Cledenilson e o líbero Maique. 

O jogador Bruninho ganhou o prêmio de MVP e de melhor levantador da competição e o ponteiro Lucarelli também integrou o time ideal do Sul-Americano e levou o título de melhor em sua posição.

O Brasil foi classificado para o Mundial masculino, que será disputado na Rússia, em 2022.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo