Athletico

Conheça mais sobre António Oliveira, novo técnico do Athletico

antónio oliveira athletico
Foto: José Tramontin/Athletico

No dia 13 de março, o português António Oliveira foi confirmado como técnico do Athletico. Ele chegou como auxiliar de Paulo Autuori em 2020, e foi “promovido” para comandar o time principal na temporada 2021

Mas quem é esse jovem treinador de 38 anos? Nascido em Lisboa, António Oliveira tem o futebol no sangue. Ele é filho de António José Conceição Oliveira, o Toni, ídolo do Benfica como jogador e que depois também se tornou técnico. 

Assim como o pai, o atual técnico do Athletico também foi jogador. Ele começou na base do Benfica, e também jogou em equipes como Braga, Santa Clara e Oriental. Mas em 2011, com apenas 29 anos, ele se aposentou da carreira de jogador e começou a estudar Educação Física e Desporto, para ser treinador. 

Na comissão técnica, António trabalhou em times como o Benfica, Rudar, da Eslovênia, Tractor, do Irã, e Kazma, do Kuwait, muitas vezes ao lado do pai. Ele conquistou dois títulos: como auxiliar, conquistou a Copa do Irã em 2014, com o Tractor. Como técnico, ganhou a Taça Federação do Kuwait em 2018, com o Kazma.

Antes de chegar no Furacão, o último trabalho de António Oliveira foi como auxiliar de Jesualdo Oliveira, quando este treinava o Santos. Após a demissão do treinador, António também saiu e semanas depois veio para o Athletico.

Mais um português

Desde a vitoriosa passagem de Jorge Jesus pelo Flamengo, em 2019, alguns clubes investiram em técnicos portugueses. Na série A, António Oliveira é o quarto treinador luso à frente de um clube desde Jesus. Antes, teve Jesualdo Ferreira no Santos, Ricardo Sá Pinto no Vasco e  Abel Ferreira, atual técnico do Palmeiras. 

Além de ser um dos representantes portugueses no futebol brasileiro, António Oliveira também é o 11º técnico estrangeiro da história do Athletico, segundo o jornal Gazeta do Povo. Ele é o segundo português – em 2015, o luso Sérgio Vieira comandou o Athletico por dois jogos. 

“Promoção” ao time principal

Quando chegou ao Athletico, António Oliveira, junto com Bernardo Franco, foi o auxiliar de Paulo Autuori durante os jogos do Brasileirão. Perto de começar a temporada 2021, ele foi definido como técnico do time de Aspirantes, que disputaria o Campeonato Paranaense pelo Furacão.

Mas a passagem dele pelos Aspirantes durou apenas uma partida. Por conta do avanço da Covid-19 em Curitiba, as partidas do estadual foram adiadas, e o Athletico disputou uma única rodada – a derrota para o Cianorte, no dia 27 de fevereiro. 

Neste meio tempo, o Athletico, sem encontrar no mercado nomes para substituir Paulo Autuori, optou por trazer António Oliveira para o time principal. Bruno Lazaroni, que trabalhou com Autuori no Botafogo, agora é o técnico dos Aspirantes.

O trabalho de António Oliveira com a equipe principal começa esta semana. Os treinos voltaram semana passada, mas de forma online, porque os treinos em Curitiba foram suspensos pela secretaria de saúde da capital. Mas nesta quarta-feira (24) os jogadores viajam para Viamão, no Rio Grande do Sul, para um período de treinamentos,

O time principal começa a temporada em abril, pela Copa Sul-Americana. Já os jogos do Campeonato Paranaense ainda não foram marcados.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo