Futebol Internacional

Conheça o brasileiro que foi desejado por gigantes paraguaios e é o novo reforço do Bolívar

Francisco da Costa Bolívar
Reprodução/Instagram

Apesar de difícil, mas o Brasil também exporta jogadores para o futebol sul-americano. Na Bolívia, Francisco da Costa é a grande sensação nacional após ser contratado pelo Bolívar. Anunciado na última semana, o brasileiro foi disputado por clubes em toda a América Latina, incluindo a dupla Cerro Porteño e Olímpia, mas optou por mudar de ares e fechar com um dos principais clubes da Bolívia.

Francisco da Costa estava no Sol de América e fez grande passagem pelo clube paraguaio. Em 21 jogos, o brasileiro participou 15 vezes diretamente em gols com 10 vezes balançando as redes e outras cinco assistências. Além dos números individuais, o atacante conquistou as medalhas de segundo lugar na Copa do Paraguai e o terceiro no Clausura do Campeonato Paraguaio.

Chico, como é conhecido, começou a carreira na base do Athletico, mas não chegou a atuar pelo clube paranaense. No Brasil ainda chegou a jogar por Inter de Lages, Tombense, São José e Operário Ferroviário antes de ir para fora do país. No exterior passou por Venados, Atlante e Querétaro, todos do México, e desembarcou no Sol de América, em 2021.

No Bolívar, Francisco encontrará outro brasileiro: o treinador Antônio Carlos Zago. Contratado em 2021, o técnico esteve a frente da equipe em 21 jogos com 11 vitórias. No último Campeonato Boliviano, o time terminou em quarto lugar com 56 pontos, nove a menos do que o campeão Independiente. Se não foi vencedor da competição, o clube do brasileiro terminou na zona de classificação para a Libertadores.

Na competição Sul-Americana, o Bolívar estreará na primeira fase contra o Deportivo Lara, no dia 9 de fevereiro. Para alcançar a fase de grupos precisará avançar mais duas fases com adversários complicados como The Strongest, rival boliviano, ou o Plaza Colônia, que decidiram a vaga na segunda fase.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo