Vasco

Conheça Yaya Touré, anunciado por candidato à presidência do Vasco da Gama

Yaya Touré anunciado por Leven Siano (Foto: Divulgação)

O meia Yaya Touré ganhou as principais manchetes durante a última semana. Especulado e negociando com o Botafogo desde o início de março, o jogador foi anunciado na última quinta-feira por Leven Siano, candidato a presidência do Vasco, em um vídeo publicado nas suas redes sociais. Porém há um fato um pouco curioso nesse anúncio, Yaya tem contrato para jogar no clube em 2021 caso Leven seja eleito presidente do clube.

As eleições no Vasco ainda vão ocorrer em 2020 e a expectativa da torcida é muito grande para saber quem comandará o futuro do Gigante da Colina e Leven Siano já mostra suas cartas com o anúncio do craque marfinense e seu slogan “Vai dar Vasco!”.

Yaya Touré chegará ao Brasil com status de craque que fez toda sua carreira de sucesso na Europa e é consolidado como um dos grandes craques da história do continente africano.

INFÂNCIA

Nascido no dia 13 de maio de 1983 em Bouaké na Costa do Marfim, filho de um oficial do exército reformado e uma agricultora, Yaya passou grande parte da sua vida morando em Abidjã, antiga capital do país. Foi o segundo dos nove filhos do casal. Sua vida e de seus irmãos não foi nada fácil, o jogador passou grande parte da infância tendo apenas uma refeição por dia.

Yaya Touré foi aprendiz de engraxate junto de seu irmão mais velho, Kolo Touré, que também foi jogador de muito sucesso na Europa. Os filhos trabalhavam desde cedo para ajudar a completar a renda da casa. Por ser o mais velho Kolo foi o primeiro a se aventurar no futebol e logo após Yaya seguiu seus passos.

INÍCIO NO FUTEBOL

Com 13 anos de idade foi chamado para jogar no ASEC Mimosas, time da Costa do Marfim e teve destaque desde cedo nas categorias de base do clube. Aos 18 anos partiu para o futebol europeu e foi jogar no Beveren da Bélgica onde ficou por 3 temporadas até se transferir para o Metalurh Donetsk, time ucraniano que foi extinto em 2015.

Em 2005 recebeu uma oportunidade em um clube com maior visibilidade na Europa, o Olympiakos da Grécia onde jogou por apenas uma temporada, o suficiente para ganhar três títulos: Supercopa da Grécia, Campeonato Grego e Copa da Grécia. Logo depois se transferiu para o Monaco onde também ficou por uma temporada até dar o grande salto de sua carreira.

TÍTULOS, AUGE DA CARREIRA E PROBLEMAS COM GUARDIOLA

Foto: Reprodução/Instagram Yaya Touré

Yaya Touré se transferiu para o Barcelona no ano de 2007, a equipe espanhola pagou cerca de 10 milhões de euros ao Monaco pelo jogador. Nos seus primeiros anos na Espanha, o camisa 24 também foi experimentado para jogar de zagueiro por conta de seu porte físico e de sua altura, além da habilidade com a bola nos pés.

Inclusive foi na zaga que ele jogou como titular a final da Liga dos Campeões de 2008-09, quando o Barça se tornou tricampeão ao derrotar o Manchester United por 2×0 na final.

Por conta de algumas desavenças com o técnico Pep Guardiola, o marfinense deixa o Barcelona rumo ao Manchester City. No time catalão ganhou tudo o que podia: Champions League, Mundial, Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa da Espanha e Supercopa da UEFA.

Chegou ao City por 30 milhões de euros pagos ao Barcelona, o maior preço de venda da sua carreira. Na Inglaterra fez parte de um time que pretendia se tornar uma potência em toda Europa investindo em grandes jogadores.

Por lá viveu o auge de sua carreira liderando a equipe e fazendo parte de todas as grandes campanhas do clube, como o fim do jejum de 44 anos sem a conquista de um título inglês. No City teve a oportunidade de jogar pela primeira vez ao lado de seu irmão mais velho.

Ainda na equipe inglesa se tornou o melhor jogador africano no período de 2011 a 2014 e foi eleito para a equipe do ano da Premier League nas temporadas 2011-12 e 2013-14.

Após a chegada de seu desafeto Pep Guardiola, que vinha do Bayern de Munique da Alemanha, Yaya Touré foi perdendo espaço e recebeu pouquíssimas oportunidades até o fim de sua passagem pelo clube. Na Inglaterra fez ao todo 79 gols em 316 partidas disputadas pelos Citizens.

ANOS DIFÍCEIS

Em 2018 o meia volta a Grécia para jogar novamente no Olympiakos, porém a sua passagem foi muito breve, após 3 meses e apenas 5 jogos disputados decide rescindir seu contrato em comum acordo com o clube.

Seu empresário, Dmitry Selyuk, anunciou numa entrevista a aposentadoria do atleta, que na época estava trabalhando como comentarista do Campeonato Inglês para algumas emissoras de TV britânicas. Yaya Touré logo desmentiu a informação e declarou estar apto para jogar por mais alguns anos e diz se preparar para se tornar técnico.

Meses após ser “aposentado” por seu empresário e grande parte da mídia, Yaya decide se aventurar na Ásia para jogar no Qingdao Huanghai, time da segunda divisão chinesa. Por lá Yaya jogou apenas 14 jogos e marcou 2 gols. Permaneceu por apenas 3 meses no clube até rescindir seu contrato com mais um clube.

Está sem disputar uma partida desde o dia 2 de novembro de 2019. Em seu último jogo Yaya Touré deu um pontapé em seu adversário com apenas 10 segundos de jogo e foi expulso logo após o lance ser revisado pelo VAR.

TRAJETÓRIA NA SELEÇÃO

Foto: Reprodução/Instagram Yaya Touré

Foi convocado pela primeira vez em 2004 para disputar as eliminatórias africanas, estreou contra o Egito jogando entrando no final da partida que foi vencida pela Seleção Marfinense.

Fez parte da campanha do vice-campeonato da Copa Africana de Nações de 2006 e no mesmo ano levou seu país à disputa da sua primeira Copa do Mundo. No Mundial da Alemanha a equipe conquistou apenas uma vitória e foi eliminada logo na fase de grupos.

Na Copa da África do Sul de 2010, a Costa do Marfim prometia ser a esperança do continente africano de ir mais longe no torneio. A equipe que tinha, além de Yaya, Drogba, Kalou e Gervinho caiu justamente no grupo do Brasil e de Portugal. Assim como na Alemanha, os marfinenses caíram na primeira fase com apenas uma vitória no Mundial, 3×0 para cima da Coreia do Norte, Yaya Touré marcou na partida.

Na Copa de 2014, Yaya vivia o auge da sua carreira pelo Manchester City, se tornou o capitão da Seleção, mas nem assim deu para seu time. A história se repetiu pela terceira vez e a Seleção do Marfim venceu apenas seu jogo de estreia contra o Japão caindo pela terceira vez seguida na fase de grupos.

Para se redimir de todos os fracassos, o único título de Yaya Touré pelo seu país veio em 2015. Vitória nos pênaltis contra Gana e um título histórico da Copa Africana de Nações.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo