Geral

Conmebol decide tirar o critério do ‘gol fora de casa’ de suas competições

Conmebol
Photo by Manuel Velasquez/Getty Images

Nesta quinta-feira (25), foi divulgado por Alejandro Domínguez, presidente da Confederação Sul-americana de Futebol, que a regra do gol fora de casa, usada até hoje na Libertadores e na Sul-Americana, foi retirada de todas as suas competições. Seguindo o exemplo da UEFA, que recentemente retirou o critério de seus torneios de clubes.

Antes o critério usado era que o gol fora de casa tinha um peso maior, que definia a classificação em caso de empate no total agregado, somando os dois jogos do confronto de dois times, na fase mata-mata das competições. A decisão faz com que todos os gols feitos tenham o mesmo valor, sendo marcados em casa ou fora.

Domínguez, em publicação no Twitter, comentou sobre a decisão: ‘A CONMEBOL elimina o “gol fora de casa”. A partir de agora, todos os gols dos torneios da CONMEBOL terão o mesmo valor, os muitos gols convertidos como visitante não serão mais considerados como fator de desempate. Com isso, visa-se uma maior justiça esportiva’.

Em 2019, esse tema foi discutido para uma possível alteração, mas não houve um consenso para alterar o regulamento, mesmo com o presidente Domínguez já sendo contra a regra na época. Desde 2005 o gol qualificado é usado como critério de desempate nas competições da América do Sul, por influência da UEFA. Mas, sob nova influência do órgão europeu e decisão do conselho, a alteração foi permitida.

+ Para saber tudo sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Há muito tempo torcedores e profissionais do esporte criticavam a então regra que fazia parte das competições sul-americanas. Nos últimos anos, alguns times foram beneficiados com esse critério nas fases finais dos torneios, principalmente na Libertadores. Com isso, abria espaço para muitas discussões do uso da regra, que podia mais atrapalhar do que ajudar tanto no entendimento do próprio critério quanto na aplicação dele.

Em 2020, nas oitavas de final da Libertadores, o Santos passou pela LDU usando este critério. O time da Vila ganhou o primeiro jogo fora de casa por 2 a 1, mas perdeu o segundo por 1 a 0, em casa. Por ter feito mais gols longe de casa, mesmo com o final agregado em 2 a 2, o Santos passou. Esse é apenas um exemplo de algumas ocasiões que beneficiaram os times. Com a decisão, todos os gols serão considerados iguais.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo