Futebol Internacional

Conmebol e Uefa estudam realizar uma Liga das Nações em conjunto

Divulgação/Conmebol
Divulgação/Conmebol

Conmebol e Uefa querem mais do que organizar uma partida entre os campeões da Copa América e da Euro, como fizeram, ao anunciar que Argentina e Itália vão se enfrentar em Londres no dia 1 de junho de 2022. As duas confederações continentais estudam fazer novos torneios – de seleções e clubes, futebol feminino, de base, futsal e beach soccer.

A proposta inicial da Conmebol, que foi aprovada na reunião virtual entre os representantes dos dois continentes, sugere integrar 10 seleções da América do Sul na Liga das Nações; as 55 seleções europeias participam do torneio que foi criado em 2018; Para realizar esse projeto, uma equipe técnica foi formada. Esse novo torneio o qual estão tentando criar daria mais oportunidades para os técnicos das seleções da América do Sul enfrentarem as seleções européias, na preparação para a Copa do Mundo, pois isso não acontece mais, desde que a Liga das Nações foi criada.

+ Para saber tudo sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Por ser apenas um estudo de uma possibilidade futura, o formato desta nova competição ainda não foi definido. Eles discutiram a possibilidade de os sul-americanos integrarem grupos junto com seleções europeias, além dessa, existe outra ideia, que sugere a Conmebol a criar sua própria Liga das Nações, e depois unir os finalistas de cada competição continental, para uma espécie de “mini Copa”.

Isso tudo faz parte de uma parceria firmada entre a Conmebol e a Uefa, que abriram em conjunto um escritório em março, localizado em Londres, para possibilitar as séries de novos torneios nas diversas modalidades.  A agenda dos novos torneios, a qual envolve as seleções masculinas principais, só pode ser executada após a Copa América e a Euro de 2024, pois o calendário do futebol mundial já está muito apertado. Já os jogos entre os campeões continentais têm três edições definidas: 2022, 2024 e 2028, a Conmebol e a Uefa ainda vivem o impasse com a FIFA quanto ao calendário.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo