Vasco

Consagrado no futsal, amigo de Marcelo Cabo e conhecedor da base: conheça Fábio Cortez, auxiliar que vai comandar o Vasco diante do Avaí

Foto: Arquivo Pessoal

Com a suspensão do técnico Marcelo Cabo e de seu auxiliar Gabriel Cabo, expulsos na vitória sobre o Brasil de Pelotas, o Vasco terá um novo comandante à beira do campo no jogo de quarta-feira, contra o Avaí, em São Januário. Trata-se de Fábio Cortez, de 47 anos, que faz parte da comissão técnica do time profissional desde março, mas possui longa história no clube.

Assim com Marcelo Cabo, Fábio Cortez é oriundo do futsal e foi nas quadras que ele começou a trajetória no Vasco. Após dirigir o Barra Futsal, foi contratado pelo Cruz-Maltino em 2002. Ficou no clube até 2008, quando recebeu um convite do Atlético-MG onde migrou para o campo.

Fábio Cortez com Romarinho, filho do ídolo Romário, nos tempos de futsal do Vasco. (Foto: Arquivo Pessoal)

Retornou ao Vasco em 2010 mas a segunda passagem durou pouco. Isso porque Fabio Cortez recebeu uma proposta do Al Qadsia, do Kuwait, para desenvolver o futsal no clube e, consequentemente, no país. Foram 7 anos por lá, com 9 títulos conquistados e a consagração por ter sido indicado pelo site Futsal Planet como um dos 10 melhores técnicos do mundo em 2015.

Consolidado e reconhecido no futsal, Fábio Cortez voltou ao Brasil em 2017, novamente para trabalhar no Vasco. Dessa vez no futebol, integrando a comissão técnica da equipe sub-20 como auxiliar do técnico Marcus Alexandre. Naquele ano o Cruz-Maltino conquistou o Campeonato Carioca de forma avassaladora, vencendo também a Taça Guanabara e a Taça Rio.

No ano seguinte assumiu o comando técnico da equipe sub-16 do Vasco, sendo promovido ao time profissional após a chegada de Marcelo Cabo. Além de contar com a confiança do treinador, com quem possui uma amizade de longa data, Fábio Cortez trabalhou com todas as gerações da base que atualmente estão no elenco. Desde os mais velhos Andrey e Ricardo Graça, aos mais novos, como Gabriel Pec, Lucão, Bruno Gomes, Juninho, Vinícius, Figueiredo, Riquelme, entre outros.

Por conhecer muito a base, Fábio Cortez é fundamental no trabalho de transição desses jogadores para o time profissional. Vale destacar que Marcelo Cabo já utilizou mais de 20 atletas oriundos das equipes inferiores e 12 foram relacionados na vitória sobre o Brasil de Pelotas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo